A  |  A+ |  A-
Podcast “Saúde É Pública” mostra como o apagão de dados na saúde impacta a epidemiologia das doenças
Acompanhe todos os episódios em: Podcast Saúde É Pública

No dia 10 de dezembro de 2021 o site do Ministério da Saúde ficou fora do ar após um ataque hacker. Cerca de 50 terabytes de dados foram roubados e só seriam devolvidos mediante o pagamento de dinheiro. Na tarde do domingo seguinte à invasão, o Governo brasileiro informou que tinha conseguido recuperar as informações e que não haviam ocorrido perdas.

Contudo, a recuperação plena dos sistemas do Ministério da Saúde só aconteceu mais de um mês após o ocorrido. O fato levou a uma defasagem dos dados oficiais sobre a real situação da pandemia no Brasil.

Neste episódio do “Saúde É Pública”, conversamos com a professora Zilda Pereira da Silva, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, para entender como isso afetou o processo de enfrentamento da pandemia durante esse momento crítico de apagão de dados e quais foram as consequências disso para o monitoramento epidemiológico e planejamento relativa à COVID-19 no Brasil. 

Após três meses do ocorrido, levantamos alguns questionamentos: Por que tanta demora para a normalização dos sistemas? O que foi feito para assegurar a segurança dos dados da população brasileira? Algum culpado já foi encontrado? O Governo cogita medidas de proteção de dados para evitar episódios semelhantes?

Este podcast tem a coordenação editorial de Sylvia Miguel. Roteiro, edição e artes de Emily Gondim. Locução: Emily e Júlia Castanha dos Santos. Voz nas vinhetas: Cido Tavares, da Rádio USP. Agradecimento: professor Eduardo Vicente, da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP)

 

Saúde É Pública – o podcast da FSP-USP

Episódio 17 – 2ª temporada: “Apagão de Dados na Saúde”

Participação:  Profa. Zilda Pereira da Silva 

Ouça na sua plataforma de áudio favorita! Disponível também no YouTube.

 

Ouça no Spotify: 

 

Disponível também no Youtube: https://bit.ly/3ijh42p