A  |  A+ |  A-
Série de atualização em zoonoses abre seu 14º ciclo com palestra sobre desastres ambientais 
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

Arte: Emily – ASCOM/FSP-USP.

A palestra de abertura do XIV Ciclo de Atualização em Zoonoses evoca um dos temas mais comentados nos últimos meses, relacionando mudanças climáticas e desastres provocados por chuvas. “Ações de Vigilância em Saúde Ambiental relacionadas a populações expostas a desastres naturais no contexto das mudanças climáticas” é o tema apresentado pela odontóloga Andrea Anzai Nakamura, no dia 31 de março, a partir das 9h. O evento terá transmissão pelo Canal da FSP-USP no Youtube.

Andrea, que atua como analista de saúde na Divisão de Vigilâncias em Saúde Ambiental (DVISAM), da Prefeitura Municipal da Cidade de São Paulo, vai mostrar um pouco do Plano Preventivo de Chuvas de Verão e do Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, que integram o Programa VIGIDESASTRES. Trata-se de ações intersetoriais voltadas à redução do risco e ao manejo populacional em tempo oportuno, buscando minimizar impactos sobre a saúde da população e estimular a resiliência local. O tema é mais atual do que nunca, tendo em vista os eventos extremos que o Brasil tem visto nos últimos meses, com picos de chuvas e grandes variações de temperaturas nas diversas parte do país, por exemplo. 

Na sequência, o biólogo Rafael Salim Nassar abordará o tema “Experiência do município de São Paulo com o controle de abelhas e vespas e a necessidade de preservação”. Nassar é analista em saúde do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica (NVSIN) da Divisão de Vigilância de Zoonoses(DVZ) da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

No estado de São Paulo, os acidentes causados por abelhas representam o maior número de óbitos, dentre os acidentes causados por animais de relevância em saúde pública, como mostrará o palestrante. Por outro lado, as abelhas e as vespas possuem função ecológica crucial na manutenção da flora e no controle da produção de alimentos, seja devido ao papel exercido na polinização ou no controle de pragas. Por isso, é necessário discutir políticas públicas integradas e eficazes voltadas à preservação do meio ambiente e à vigilância e prevenção de acidentes.  

  

XIV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública

Data: 31 de março de 2022

Horário: das 9h às 11h

 

Título: “Ações de Vigilância em Saúde Ambiental relacionadas a populações expostas a desastres naturais no contexto das mudanças climáticas”

Palestrante: Dra. Andrea Anzai Nakamura – analista de saúde na Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental (DVISAM-PMSP)

 

Título: “Experiência do município de São Paulo com o controle de abelhas e vespas e a necessidade de preservação”

Palestrante: Dr. Rafael Salim Nassar – analista de saúde no Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica da Divisão de Vigilância de Zoonoses de São Paulo.

 

Moderadores:

Paulo Roberto Urbinatti, biólogo – Departamento de Epidemiologia da FSP-USP;  

Gladyston Carlos Vasconcelos Costa, biólogo – Analista de Saúde do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica (DVZ/COVISA/SMSP/SP).

Foto da homepage: Pixabay.