Novo diretor da FSP-USP destaca dificuldades do período pandêmico e as perspectivas da nova gestão

Nova Diretoria da FSP-USP: Profa. Patrícia Constante Jaime (vice-diretora) e Prof. José Leopoldo Ferreira Antunes (diretor).

A perseguição aos cientistas e à vacina, a difusão de notícias falsas, o enfraquecimento da pesquisa e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a destruição das terras indígenas e o avanço da mineração, além das restrições de verbas para as universidades públicas e a redução do corpo docente e de funcionários são algumas das dificuldades a serem superadas pelo país e o meio acadêmico e científico nos próximos anos, lembrou o novo diretor da Faculdade de Saúde Pública da USP, Prof. José Leopoldo Ferreira Antunes, durante a cerimônia de posse da nova Diretoria, realizada no dia 30 de março no Auditório Paula Souza.

O diretor assume a gestão da Faculdade ao lado da nova vice-diretora, Profa. Patrícia Constante Jaime. A mesa do cerimonial foi composta pelo reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior, pela vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, pela secretária Geral da USP Maria Helena Curry Gallottini, além do diretor e da vice-diretora da gestão 2018-2022 da FSP-USP, respectivamente, Prof. Oswaldo Yoshimi Tanaka e Profa. Carmen Simone Grilo Diniz.

Antunes ressaltou que, mesmo com as dificuldades, a gestão anterior conseguiu deixar um saldo importante de conquistas. “Com a perspectiva de melhoria nos indicadores epidemiológicos e a renovação nos quadros políticos do país, nossa expectativa é dar continuidade às ações e levar contribuições à Universidade como um todo, especialmente a partir da reposição de docentes e da melhoria das condições de trabalho”, disse Antunes.

A nova gestão terá muito trabalho pela frente, com o replanejamento estratégico, a avaliação docente, a reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da FSP-USP, o replanejamento dos sete programas de pós-graduação e a rediscussão das linhas de pesquisa da Faculdade, disse o diretor.

No âmbito da Extensão Universitária, a nova gestão espera fortalecer ainda mais o papel do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza e do Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA), importantes centros de saúde que conduzem trabalhos de monitoramento e vigilância epidemiológica, vacinação e importantes serviços especializados. Mencionou a recente reformulação do Curso de Especialização em Saúde Pública (CESP), o mais antigo da FSP-USP, como importante braço da Cultura e Extensão da FSP-USP como difusor do conhecimento.

Lembrou da posição de destaque internacional alcançada por diversos docentes da Casa, e da necessidade manter e criar novas parcerias de pesquisa, visando o aumento da produtividade docente.

Carlotti reitera compromissos assumidos pela nova Reitoria

O recém-empossado reitor da USP, Prof. Carlos Gilberto Carlotti Júnior, lembrou que a Faculdade é uma das mais antigas unidades da USP, com contribuições essenciais à sociedade nas áreas do ensino, pesquisa e extensão. Ressaltou o papel do Prof. Oswaldo Tanaka, ex-diretor da FSP-USP, como membro do Conselho Universitário da USP.

“Tanaka sempre representou uma voz serena e respeitada dentro das decisões do conselho da Universidade. Na pandemia, liderou o processo de colaboração com o Estado, facilitando a coleta de dados, e com sugestões de políticas públicas que estavam sendo construídas”, disse o reitor.

Carlotti reiterou o compromisso de um diálogo propositivo com a comunidade uspiana, a fim de construir a avaliação e o planejamento institucional. “Precisamos da parceria das Unidades para discutirmos o futuro que queremos para a Universidade, quais são os nossos valores e quais caminhos melhor responderão ao que a sociedade espera de nós”, afirmou.

Lembrou as perspectivas com relação à contratação de professores e da progressão da carreira docente e do corpo técnico-administrativo. “A perspectiva é renovar cerca de 20% do quadro docente. Isso é quase montar uma nova universidade. Por isso, peço que olhem para esse processo com muito carinho e cuidado. Trabalhem pensando no legado que deixaremos e na história que queremos construir ao montar esse novo perfil de profissionais”, disse Carlotti.