A  |  A+ |  A-
Artigo de autores da FSP-USP mostra ações de combate à COVID-19 em comunidades vulneráveis

O artigo “Ações durante a pandemia de COVID-19 para proteger a população mais vulnerável: qual a potência em meio ao caos?” acaba de ser publicado no volume 37 da Health Promotion International, revista publicada pela Oxford University Press. Entre os autores, todos da Faculdade de Saúde Pública da USP, está o Prof. Marco Akerman, do Departamento de Política, Gestão e Saúde.

O estudo aborda resultados preliminares de pesquisas no Brasil e no mundo sobre o impacto da COVID-19 em comunidades vulneráveis. Os autores entrevistaram informantes em oito capitais brasileiras entre os meses de abril e junho de 2020. Durante as entrevistas, foram abordados cinco pontos de discussão: intersetorialidade, sustentabilidade, empoderamento e participação pública, equidade e perspectiva do ciclo de vida.

Também foram analisadas ações e documentos oficiais do Ministério da Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) de cada capital. O artigo destaca que não foram encontrados registros de ações oficiais voltadas à COVID-19 que abordassem as especificidades dos territórios, além da necessidade de políticas públicas para mitigar
limitações infraestruturais que afetam ações promocionais.

Para ler o artigo na íntegra, acesse: https://bit.ly/3FyyCCH