“Agosto Dourado: Construindo redes de apoio na amamentação” é tema do “Saúde É Pública”

A amamentação é um período cheio de desafios para a mãe e o bebê. Uma fase que requer grandes adaptações é também o momento em que eles precisam se separar quando a mulher retorna ao trabalho e, em geral, o bebê vai para a creche. A escola, o trabalho, a família e também os profissionais de saúde devem estar implicados na proteção da amamentação, para que não ocorra o desmame precoce nessa fase.

No Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno, o podcast “Saúde É Pública” produziu um episódio especial sobre esse tema. Três entrevistadas dão dicas e comentam o apoio necessário à mulher nesse momento de separação mãe-bebê.

Nutricionista do Centro de Saúde Escola Geraldo Paula Souza (CSEGPS) da FSP-USP, supervisora de estágios e orientadora de trabalhos de conclusão do curso de Nutrição na FSP-USP, Viviane Laudelino aborda a sua experiência profissional em Unidade Básica de Saúde e sua atuação bastante ativa nas redes sociais sobre temas envolvendo nutrição e alimentação, inclusive aleitamento. Além de mestre e doutora em saúde pública, ela é responsável pelo perfil @maternidadesemneura e mãe da Manuela.

A enfermeira Thaís Rojas, ex-participante do grupo Matrice, traz uma perspectiva pessoal relacionada ao apoio à amamentação em seu retorno ao trabalho e fala de como ela interagiu no ambiente escolar do filho.

Juliana Luzio, mãe da Larissa, nutricionista infantil e de família e consultora de amamentação, comenta o trabalho desenvolvido no Leite Materno na Escola (LEME), uma organização da sociedade civil criada por mães com o objetivo de promover, proteger e apoiar o direito à amamentação.

O episódio está imperdível!

Ative as notificações na sua plataforma de áudio favorita e não perca nenhum episódio!

O “Saúde É Pública” está disponível também no canal da FSP-USP do Youtube.

“Saúde É Pública” –  o podcast da FSP-USP

Episódio 28 – 2ª temporada: “Agosto Dourado: Construindo redes de apoio na amamentação”