A  |  A+ |  A-
A evolução da esporotricose humana na cidade de São Paulo será analisada no ciclo de zoonoses do dia 31 de agosto
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

No dia 31 de agosto, das 9h30 às 11h30, o XIV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública discute o controle epidemiológico da esporotricose humana no município de São Paulo, com a participação de duas especialistas no tema. A transmissão será ao vivo pelo canal da Faculdade de Saúde Pública do Youtube.

A veterinária Nanci Burattini, do Núcleo de Doenças Transmitidas por Vetores da Prefeitura Municipal de São Paulo, faz a abertura do encontro, com o tema “Panorama epidemiológico da esporotricose humana no município de São Paulo”. A analista em saúde analisa os 11 anos da evolução da esporotricose humana desde o primeiro rumor de casos, no Distrito Administrativo da Cidade A.E. Carvalho. Será apresentada uma série histórica dos casos, as estratégias de ação, a articulação para implantação das Unidades de Referência do município, a articulação com laboratórios para o diagnóstico humano, a criação da Portaria para notificação compulsória dos casos humanos e animais, além da publicação da Nota Técnica da Vigilância e Manejo Clínico da Esporotricose Humana. A especialista também avalia como será o enfrentamento da doença após esse período, com o aumento e a distribuição dos casos em felinos.

Na segunda palestra, a também veterinária do Município, Juliana Anaya Sinhorini, apresenta a palestra “Esporotricose animal – situação atual e desafios ao controle”. Sinhorini aborda a atual situação epidemiológica da esporotricose animal no Município de São Paulo, demonstrando dados de incidência e prevalência da doença, bem como as estratégias do Município no controle da propagação da doença e as expectativas futuras para a vigilância.

O evento é uma realização do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP e Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses da PMSP-SP, com apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da FSP-SP.

Os mediadores do evento serão o Dr. Paulo Roberto Urbinatti, biólogo do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, e a bióloga Regina Célia Gentil, analista de Saúde do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica da Prefeitura Municipal de São Paulo. 

 

XIV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública

DATA: 31 de agosto de 2022

HORÁRIO: das 9h30 às 11h30

TRANSMISSÃOcanal da Faculdade de Saúde Pública do Youtube.

 

Palestrantes:

“Panorama epidemiológico da esporotricose humana no município de São Paulo”, com Nanci Burattini, do Núcleo de Doenças Transmitidas por Vetores e outras Zoonoses de São Paulo.

“Esporotricose animal – situação atual e desafios ao controle”, com Juliana Anaya Sinhorini, Núcleo de Vigilância Epidemiológica de São Paulo.

 

Mediadores:

Dra. Regina Célia Gentil, bióloga. Analista de Saúde do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica – DVZ/COVISA/SMSP/SP.

Dr. Paulo R. Urbinatti, biólogo. Depto. de Epidemiologia da FSP-USP.