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Programas de pós-graduação da FSP-USP sobem de conceito na avaliação da Capes

Com grande orgulho, a Direção da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP comunica a obtenção do conceito máximo da Capes — nota 7 — pelo Programa de Pós-graduação de Nutrição em Saúde Pública, refletindo décadas de pesquisa e formação de Nutrição em Saúde Pública na instituição. 

Além disso, o conceito de excelência foi obtido tanto no Programa de Pós-graduação em Saúde Pública (nota 6), quanto no Mestrado Profissional Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, que conservou a nota máxima (5) conferida a programas que só possuem curso de mestrado.

Os cursos inovadores do Doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade e o Mestrado Profissional em Entomologia mantiveram suas avaliações positivas.

“O PPG Nutrição em Saúde Pública teve sua excelência reconhecida na formação de pessoas altamente qualificadas para atuar na área de alimentação e nutrição em saúde pública. Esta nota é uma conquista de docentes, discentes, pessoal técnico e administrativo,  que juntos têm contribuído para o avanço da ciência e para a promoção da saúde da população”, comenta a coordenadora do Programa, Dirce Maria Lobo Marchioni.

Para a Direção da FSP-USP, esse quadro demonstra “a excelência e a força de nossos programas de pós-graduação, fruto de imenso trabalho coletivo de docentes, discentes e servidores que não medem esforços para construir uma pós-graduação de alto nível acadêmico e fortemente comprometida com a construção de um país mais justo e equânime”, ressaltando novamente o trabalho em conjunto realizado na Faculdade.

 

Avaliação

Os resultados da avaliação periódica de programas de pós-graduação são expressos em notas, numa escala de 1 a 7, que são atribuídas ao programa após análise dos indicadores referentes ao período avaliado.

O sistema de avaliação da Capes engloba a entrada de novos cursos e a permanência dos programas de mestrados e doutorados dentro do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Segundo o Portal oficial da Capes, as notas são dadas a cada quatro anos e refletem a avaliação dos cursos que obterão a renovação de reconhecimento para a continuidade de funcionamento no período subsequente.

O processo fundamenta-se conforme os seguintes critérios, de acordo com informações do site da CAPES:

  • Reconhecimento e confiabilidade fundamentada na qualidade assegurada pela análise dos pares;
  • Critérios debatidos e atualizados pela comunidade acadêmico-científica a cada período avaliativo;
  • Transparência firmada na ampla divulgação das decisões, ações e resultados.

A partir de uma coleta anual de dados fornecidos pelos programas, além de documentos públicos registrados no sistema -também chamado de “Plataforma Sucupira” (plataforma para submissão de teses e artigos científicos mais importantes do mundo), as informações são consolidadas e então analisadas por consultores especialistas. São então emitidos relatórios por um colegiado, com pareceres referentes a mais de 7,5 mil cursos de instituições de todo o país.