A  |  A+ |  A-
Ciclo sobre zoonoses destaca a epidemiologia e o controle da leishmaniose no estado de SP
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

No dia 28 de setembro, das 9h30 às 11h30, o XIV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública discute a epidemiologia e o controle da leishmaniose no estado de São Paulo. O evento poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal da Faculdade de Saúde Pública do Youtube.

“Bioecologia dos flebotomíneos de importância em Saúde Pública” é a palestra de abertura, apresentada pelo biólogo Claudio Casanova, pesquisador do Laboratório de Biologia e Ecologia de Vetores do Instituto Pasteur, do Grupo Mogi Guaçu. O especialista mostra que o aumento do número de casos e de óbitos de leishmaniose visceral no estado de São Paulo vem sendo correlacionado à dispersão e consequente ampliação da área de distribuição geográfica do principal vetor, a Lutzomyia longipalpis. 

Recentemente, casos esporádicos da doença vêm ocorrendo em áreas de municípios onde a espécie não se fazia presente. Assim, conhecer a biologia e a ecologia dos flebotomíneos é essencial para o planejamento e o desenvolvimento de metodologias de controle efetivas para os diferentes cenários de transmissão da doença.

Na sequência, José Eduardo Tolezano, diretor do Centro de Parasitologia e Micologia Instituto Adolfo Lutz de São Paulo aborda a “Epidemiologia das leishmanioses no Estado de São Paulo”, discorre sobre diferentes formas da doença: a leishmaniose tegumentar americana (LTA) -presente no estado de São Paulo desde 1885- e a leishmaniose visceral (LV) -autóctone no estado desde o final da década de 1990. As duas formas representam importantes desafios para a saúde pública. 

Imagem na home: Reprodução

 

XIV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública
Data: 28 de setembro de 2022
Horário: das 9h30 às 11h30
Transmissão pelo canal da FSP-USP no Youtube