Os diversos aspectos do teletrabalho discutidos no podcast “Saúde É Pública”

O teletrabalho foi um susto para muita gente. Demandou grandes adaptações, tanto do ponto de vista da ergonomia e condições técnicas para a realização do trabalho, quanto da perspectiva de socialização do trabalhador e demandas cognitivas e emocionais. A modalidade não é nova no mundo produtivo, mas ganhou grande impulso com a pandemia de COVID-19. Muitos aspectos positivos surgiram, como a possibilidade de realizar tarefas a partir do ambiente escolhido pelo trabalhador. Mas ainda há questões desconhecidas e pouco discutidas; não apenas em termos de direitos e deveres, mas também quanto à saúde do trabalhador.

Em seu 36º episódio, o podcast “Saúde É Pública” entrevistou a doutora pela FSP-USP Evelise Dias Antunes e a Profa. Frida Marina Fischer, do Departamento de Saúde Ambiental, para elucidar elementos ainda não muito bem compreendidos sobre o teletrabalho.

A discussão é mais atual do que nunca, pois a modalidade vem se firmando nas relações produtivas. A legislação traz com clareza em quais condições o teletrabalho pode e deve ser realizado? A jornada é contabilizada de que forma? Há maneiras de fiscalização? E a segurança do trabalhador, em casos de acidentes relacionados ao trabalho? E como o trabalhador pode cuidar da saúde mental, tendo em vista um novo mundo “sem direito à desconexão”?

A professora Frida orientou a tese de doutorado da Evelise, intitulada “Teletrabalho: o novo lócus de trabalho pós-pandêmico? Uma perspectiva transnacional da política e o caso da implementação na Justiça Federal Brasileira antes e durante a pandemia de COVID-19”, recém-defendida na FSP-USP.

Boletim Abrascão 2022

O episódio traz ainda um boletim especial sobre o Abrascão 2022, com depoimento da professora Patrícia Constante Jaime, vice-diretora da Faculdade e vice-coordenadora científica do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), ligado à FSP-USP.

O 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)  foi realizado em Salvador (Bahia) de 20 a 24 de novembro de 2022. Quase 7 mil pessoas, entre cientistas, gestores e estudantes – incluindo muitos da FSP-USP, promoveram o encontro da democracia, da diversidade, da equidade e da justiça social, que foi o mote do encontro.

O evento reafirmou a busca pelos princípios da equidade, da universalidade e da integralidade que regem o Sistema Único de Saúde. A professora Patrícia participou do encontro e traz uma breve mensagem sobre o que viu por lá.

Ouça o novo episódio de ‘Saúde é Pública’ na sua plataforma de áudio favorita.

O “Saúde É Pública” está disponível em diversos aplicativos, incluindo Spotify, Anchor e Youtube.

Saúde É Pública
Episódio 36: “Teletrabalho: uma conquista do trabalhador?”
Com Evelise Dias Antunes e Frida Marina Fischer.
Participação especial de Patrícia Constante Jaime.