A  |  A+ |  A-
Interação entre contexto social e ritmos biológicos humanos fecha a 2ª temporada do “Saúde É Pública”
Acompanhe todos os episódios em: Podcast Saúde É Pública

Durante os dias 17 a 26 de novembro, ocorreu na Faculdade de Saúde Pública da USP a primeira “Escola Avançada em Sono e Ritmos Biológicos”. Esse evento internacional reuniu pesquisadores do mundo todo para discutir o sono e os ritmos circadianos a partir de uma perspectiva ecológica.

Os participantes debateram como o contexto social dos seres humanos podem influenciar nos ritmos biológicos e como esses fatores se relacionam com a prevenção de doenças e promoção de qualidade de vida.

Para entender mais sobre o assunto, o 37º episódio do Saúde É Pública, podcast da FSP-USP, conversou com uma das coordenadores do curso, a professora Claudia Moreno, do departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade. Além de contar como surgiu a ideia do evento e falar dos principais temas que foram abordados, a professora explica o que é ecologia do sono e quais as consequências para saúde humana quando os indivíduos bagunçam seus ritmos biológicos ou não dormem uma quantidade de horas adequada. Por exemplo, ela comenta que pessoas que trabalham a noite ou em turnos podem ter mais riscos de desenvolver câncer.

Para encerrar a segunda temporada do podcast, no último episódio de 2022, a equipe do Saúde É Pública deixa uma mensagem aos ouvintes e se despede para a próxima temporada.

O “Saúde É Pública” está disponível em diversos aplicativos, incluindo Spotify, Anchor e Youtube.

 

Saúde É Pública

Episódio 37: “Ecologia do Sono e Ritmos Biológicos”

Com Claudia Moreno