A  |  A+ |  A-
Pesquisadora da FSP-USP publica artigo sobre as condições de saúde em presídios brasileiros em revista científica internacional

Marina Scaff Haddad Bartos, doutoranda do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), publicou recentemente um artigo na revista International  Journal of Public Health sobre a falta de acesso à saúde nas prisões brasileiras e as maneiras de garanti-la. Intitulado Access to Healthcare in Brazilian Prisons: Why is it Important to Look at the Bureaucracy and Policy Implementation? (em tradução livre: Acesso à saúde em prisões brasileiras: por que é importante olhar para a burocracia e para a implementação das políticas?), o estudo visa discutir a implementação de políticas de saúde dentro das prisões.

Para encontrar possíveis maneiras de garantir o acesso à saúde nos presídios, a autora estudou a implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), instituída em 2014, que visa garantir o acesso das pessoas privadas de liberdade ao cuidado integral no Sistema Único de Saúde, o SUS. Em seguida, ela observou que os funcionários responsáveis pelo PNAISP, os chamados burocratas, não são pessoas neutras e que suas atuações podem ser influenciadas por referências individuais, incluindo questões morais e de juízos de valor. Por fim, ela chega à conclusão de que o ambiente prisional pode influenciar a atuação destes chamados burocratas e, consequentemente, a implementação de políticas de saúde dentro dos muros.

Leia o artigo na íntegra que foi publicado no dia 12 de janeiro de 2023.

 

Mariana Scaff em palestra em sala de aula. Foto: Acervo Pessoal.