A Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP) e a organização global de saúde Vital Strategies se uniram a parceiros para debater a produção e o uso de dados para o enfrentamento da violência contra mulheres e meninas, sob a perspectiva da saúde pública. O evento, aberto ao público, acontece no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Auditório João Yunes, da FSP-USP, a partir das 9h. Para se inscrever no evento, acesse o link.
A violência contra mulheres e meninas (VCMM) é um problema de saúde Pública de escala epidêmica. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada três mulheres já foi vítima de violência, física ou sexual, praticada pelo parceiro em algum momento de suas vidas. As estimativas de prevalência de violência de gênero e seus fatores de risco em esfera nacional e internacional, apesar de constituírem informações fundamentais, ainda têm poucos efeitos na orientação e na melhoria das políticas de saúde.
As informações limitadas e dispersas representam uma barreira para o enfrentamento da violência contra mulheres e meninas. A disponibilidade de dados confiáveis, bem como os procedimentos de análise dos mesmos, são formas fundamentais de embasar políticas públicas mais efetivas de enfrentamento à violência de gênero.
Para refletir sobre esse tema, o evento abre espaço para a apresentação de dados e estudos inéditos do Brasil, com recortes nacionais e municipais, e de outros cinco países da América Latina e África. Na sequência, rodadas de discussão vão reunir pesquisadoras que são referência na área de violência de gênero, assim como representantes governamentais, para debater desafios e possibilidades de avanços no enfrentamento desse grave problema.
“Violência Contra Mulher e Saúde: Dados para Políticas Públicas”:
Data: 08 de março de 2023
Horário: das 9h às 12h10
Local: Anfiteatro João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da USP
Transmissão: canal da FSP-USP no Youtube
Link para certificados aqui (lembrando que os certificados serão emitidos para aqueles que assinarem a lista de presença no dia do evento)
Programação preliminar:
9h – 9h30: Recepção e Coffee Break
9h30 – 10h: Abertura
Participantes: Profa. Simone Diniz (FSP-USP), Pedro de Paula (Vital Strategies) e Maria del Carmen Molina (Ministério da Saúde)
10h – 11h: Dados e Ação: perspectivas nacionais, locais e internacionais
- Sofia Reinach (Vital Strategies): um panorama do que tem sido feito na área de dados sobre violência de gênero e introdução dos palestrantes (10 minutos)
- Déborah Malta (UFMG): dados Brasil (15 minutos)
- Fátima Marinho (Vital Strategies) e Cheila Marina de Lima (Prefeitura de Goiânia): dados locais – Goiânia e Rio Grande do Norte (15 minutos)
11h – 11h10: Intervalo
11h10 – 11h40: Painel de Discussão
Participantes: Profa. Simone Diniz (FSP-USP); Cheila Marina de Lima (Prefeitura de Goiânia); Maria del Carmen Molina (Ministério da Saúde) | Sofia Reinach (mediadora)
11h40 – 12h10: Rodada de Perguntas da Plateia
Participantes: Profa. Simone Diniz (FSP-USP); Cheila Marina de Lima (Prefeitura de Goiânia); Maria del Carmen Molina (Ministério da Saúde); Profa. Débora Malta (UFMG); Prof. Fátima Marinho (Vital Strategies) | Sofia Reinach (mediadora)
