A  |  A+ |  A-
Vacina da dengue é tema do 43º episódio do podcast Saúde É Pública
Acompanhe todos os episódios em: Podcast Saúde É Pública

Saúde é Pública, o podcast da Faculdade de Saúde Pública da USP, encerra a minissérie sobre vacinas com um episódio dedicado à produção da Butantan-DV, imunizante 100% nacional desenvolvido pelo Instituto Butantan.

O 43º episódio traz Fernanda Boulos, diretora médica do Instituto Butantan, e José Alfredo Moreira, gestor médico de desenvolvimento clínico e especialista em arboviroses da instituição, para comentar alguns detalhes dos 10 anos de pesquisa básica até chegar à fase de testes clínicos do imunizante.

A vacina ainda não foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA); porém, já é motivo de orgulho para a indústria nacional de imunobiológicos. “É a primeira vacina brasileira contra a dengue disponível e isso é um orgulho para o país”, comenta José Alfredo.

A Butantan-DV, desenvolvida a partir de formas atenuadas do vírus da dengue, é uma vacina de dose única e protege contra os 4 sorotipos do vírus. Com início em 2016 vacinando 17 mil voluntários das cinco macrorregiões do Brasil, os estudos clínicos demonstraram que a vacina possui eficácia de quase 80% para qualquer tipo de dengue sintomática, sendo recomendada para qualquer brasileiro, independentemente de ter contraído ou não a doença.

Além das etapas de desenvolvimento e produção, os cientistas comentam sobre políticas públicas e a importância do fomento público-privado para este segmento industrial. Com a inserção de recursos e o apoio governamental, os pesquisadores acreditam que o Brasil tem o potencial de se tornar autossuficiente nesse mercado tão competitivo, podendo inclusive ser um distribuidor importante de vacinas para países da América do Sul.

Ouça a entrevista na íntegra na sua plataforma de áudio favorita.

O “Saúde É Pública” está disponível em diversos aplicativos, incluindo Spotify, Anchor e Youtube.

 

 

Saúde É Pública
Episódio 43: “Vacina da dengue”
Com Fernanda Boulos e José Alfredo Moreira