A  |  A+ |  A-
Seminário discute “Intersetorialidade: lições aprendidas para trabalhar fora da caixa”, no dia 12 de junho

No dia 12 de junho, a partir das 14h, na sala Paulo Fortes da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, especialistas de renomadas instituições e universidades discutem o tema “Intersetorialidade: lições aprendidas para trabalhar fora da caixa”, num encontro organizado pelo Centro de Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC), da FSP-USP. A participação requer inscrições (link abaixo) e não terá transmissão pelo canal da FSP-USP no Youtube.

O seminário ocorre no âmbito da iniciativa “Intersetorialidade: Recomendações para a promoção da saúde”, realizada a partir da Carta Acordo entre CEPEDOC, Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde (MS), com o objetivo de produzir recomendações de práticas intersetoriais para a promoção da saúde.

Problemas sociais complexos exigem soluções integradas capazes de envolver diferentes setores e atores. A maior parte das políticas públicas no Brasil orientam explicitamente o trabalho intersetorial como uma estratégia para ampliar a efetividade e sustentabilidade de suas ações de forma a garantir o direito à saúde e à cidadania. No entanto, não basta colocar pessoas de diferentes setores, lado a lado para que comecem a trabalhar juntas. A contrário, esse campo pode ser palco de conflitos, desgastes e desalento para os profissionais envolvidos.

Estudos internacionais e nacionais apontam diversas barreiras para o trabalho colaborativo, como por exemplo: cada setor tem sua própria cultura, com diferentes valores, linguagem e processos, o que dificulta a comunicação e a colaboração entre eles; coordenar atividades e responsabilidades de diferentes setores não é tarefa fácil; as desigualdades de recursos entre os setores também podem ser uma barreira; os profissionais nem sempre se encontram preparados para operar um trabalho que exige
mediação e sinergia entre muitas outras. Por outro lado, também são descritos exemplos de programas, projetos e iniciativas que demonstram como a colaboração entre setores pode gerar resultados positivos na saúde e na melhoria das condições de vida.

Nesse contexto, a proposta do seminário “Intersetorialidade: lições aprendidas para trabalhar fora da caixa” é criar um espaço de diálogo entre teoria e práticas intersetoriais, visando contribuir para a identificação de princípios e estratégias capazes de orientar a colaboração entre diferentes atores e setores no território.
Entre os objetivos da discussão, os especialistas buscarão fomentar o diálogo e a aprendizagem coletiva sobre a implementação de práticas intersetoriais; identificar os desafios mais comuns enfrentados na implementação de abordagens intersetoriais; apontar recomendações para a efetividade de experiências intersetoriais.

Para participar, é necessário preencher o formulário no link: https://bit.ly/Inscrição_Seminário_Intersetorialidade

 

Programa

Mesa 1
Das 14h às 15h45 – Intersetorialidade: estratégias para coordenação, comunicação e gestão de recursos

Convidados:
Andrey Roosewelt Chagas Lemos (MS)
Ana Valéria Machado Mendonça (UNB)
José Crus (Secretário-Adjunto de Assistência Social de Belo Horizonte)
Mediação – Marco Akerman – FSP-CEPEDOC Cidades Saudáveis

Intervalo de 15 min

 

Mesa 2
Intersetorialidade: barreiras e facilitadores para trabalhar fora da caixa
Das 16h às 17h45

Convidados:
Paula Johns (ACT)
Crhistinne Cavalheiro Maymone Gonçalves (SES-MS)
Nilo Bretas – (CONASEMS)
Mediação – Rosilda Mendes – CEPEDOC Cidades Saudáveis/Unifesp Baixada Santista

 

Seminário: Intersetorialidade: lições aprendidas para trabalhar fora da caixa
Data: 12 de junho
Horário: das 14h às 17h30
Local: sala Paulo Fortes
Link de participação: meet.google.com/twv-bxzd-bczL


link de inscrição: https://bit.ly/Inscrição_Seminário_Intersetorialidade

Organização: CEPEDOC Cidades Saudáveis e FSP-USP