A  |  A+ |  A-
Jardim da FSP-USP participa do projeto GreenCities, que investigará a qualidade atmosférica em parques urbanos

Em uma colaboração internacional com a University of Surrey, a Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) participa do projeto GreenCities, com a proposta de investigar a concentração de material particulado em quatro parques urbanos da cidade de São Paulo. O jardim da FSP-USP foi um dos parques selecionados para a instalação dos equipamentos, que irão monitorar também a temperatura e a umidade do ar.

A ideia é compreender a importância de parques urbanos verdes no resfriamento da temperatura e na redução da poluição atmosférica, segundo o professor Thiago Nogueira, do Departamento de Saúde Ambiental, um dos co-pesquisadores do projeto. “Os parques urbanos verdes demonstraram reduzir muito o impacto da poluição do ar. Porém, ainda há pouco entendimento sobre como essas medidas funcionam em áreas de umidade, como o Brasil”, afirma.

Diversos docentes da USP e da FSP-USP participam do trabalho, incluindo o Prof. Leandro Luiz Giatti e a Profa. Adelaide Cassia Nardocci, ambos também do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP. 

Segundo o Prof. Thiago, os dados são registrados utilizando uma rede de equipamentos conhecidos como “equipamentos de baixo custo”. As informações são disponibilizadas em tempo real em um mapa online que indica a qualidade do ar em toda a rede de participantes, afirma. 

O pesquisador ressalta que tanto a poluição do ar presente nas cidades quanto a fumaça dentro das casas representam uma grande ameaça à saúde em todo o mundo. Ele afirma que 99% da população mundial está exposta a níveis de poluição que trazem riscos de problemas cardíacos, derrame, doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer e pneumonia.

O projeto GreenCities é financiado pelo Natural Environment Research Council. Confira as informações completas aqui na página do projeto.

 

Prof. Thiago Nogueira ao lado de um dos equipamentos de medição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Outro tipo de aparelho utilizado na medição