A  |  A+ |  A-
XV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública aborda a febre maculosa, no dia 26 de julho

O Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em parceria com o Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura do Município de São Paulo, organiza o próximo webinar do XV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, no dia 26 de julho, a partir das 9h30. O encontro trará como tema principal os vetores, hospedeiros, a epidemiologia e os aspectos clínicos da febre maculosa.

Na palestra de abertura “Vetores e hospedeiros da febre maculosa”, o Dr. Adriano Pinter dos Santos, médico veterinário do Instituto Pasteur (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo), irá abordar a as diferentes espécies de carrapatos e quais delas são potenciais vetores da bactéria causadora da febre maculosa.

Em seguida, a Dra. Ruth Moreira Leite, médica do Centro de Vigilância Epidemiológica “Professor Alexandre Vranjac” (Secretaria de Estado da Saúde), apresenta a palestra “Epidemiologia e Aspectos Clínicos da Febre Maculosa”. Ela discutirá as medidas de controle porpostas para cenérios de transmissão das febres maculosa e os aspectos clínicos que podem permitir o diagnóstico e tratamento precoce da doença.

A mediação do evento será feita por Paulo Roberto Urbinatti, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, e Gladyston Carlos Vasconcelos Costa, analista de saúde do Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle de Fauna Sinantrópica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

 

XV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública
Data: 26 de julho de 2023
Horário: das 9h30 às 11h30
Transmissão: canal da FSP-USP no Youtube