A  |  A+ |  A-
FSP-USP recebe a VI Mostra EcoFalante USP e a Agenda 2030, com exibições de filmes gratuitos em setembro e outubro

A Faculdade de Saúde Pública integra programação itinerante da VI Mostra EcoFalante USP e a Agenda 2030, dentro do Programa EcoFalante Universidades. O evento, que foi  estruturado de forma híbrida, terá  exibições gratuitas de filmes, seguidas de debates sobre temáticas ligadas à Agenda 2030, nos dias presenciais. Nas demais datas, os participantes receberão um link para assistir o documentário durante 3 dias antes e 3 dias depois do  webinário transmitido pelo canal do YouTube da FSP-USPAs inscrições para o evento podem ser feitas através do link.

A primeira sessão acontece no dia 21 de setembro, às 13h00, de modalidade online, com o filme “A Grande Ceia Quilombola” (Brasil, 2017), dos diretores Ana Stela Cunha e Rodrigo Sena. Participam a professora Adelaide Nardocci, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, o quilombola Mateus Brito, membro do Coletivo Nacional de Saúde Quilombola da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), a quilombola Graça Epifanio, coordenadora do Coletivo Nacional de Saúde Quilombola da CONAQ e secretária municipal de Promoção da Igualdade Racial na cidade de Bom Despacho, além de Valéria de Marcos, docente do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP.

Já a sessão do dia 28 de setembro, às 13h00, também online, traz o longa “Lixo Mutante” (Brasil, 2022), dos diretores Dani Minussi e Adriano Caron. Estarão presentes no dia a docente do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP Wanda Maria Risso Günther, o catador há mais de 20 anos e fundador da Cooperativa Recifavela Cristiano Gonçalves Cardoso e o serralheiro e artista plástico Antônio Ednaldo da Silva, de nome artístico Berbela, morador do complexo Paraisópolis e artista de obras de arte com material reciclável há 22 anos.

Depois, será a vez do Anfiteatro Paula Souza exibir o documentário “A Campanha Contra o Clima” (Dinamarca, 2020), do diretor Mads Ellesøe. Participam a professora Helena Ribeiro e o professor Thiago Nogueira, ambos do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP. O evento aconteceria no dia 03 de outubro, mas foi cancelado em razão da greve de metrô e CPTM programada para este dia. Uma nova data será divulgada em breve.

Para finalizar a VI Mostra EcoFalante USP e a Agenda 2030, ocorrerá um webinário no dia 05 de outubro às 13h, com o filme de encerramento “A Escala Humana” (Dinamarca, 2012), do diretor Andreas M. Dalsgaard. Os participantes do último dia do evento serão Leandro Luiz Giatti, professor do Departamento de Saúde Ambiental, Ivan Maglio, engenheiro civil e pesquisador-colaborador do LABVerde da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) e Thiago Luiz Salvadêo Santos, arquiteto e mestrando no Programa de Pós-graduação em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade da FSP-USP.

O docente Thiago Nogueira será o mediador dos debates nos três dias de evento online.

 

SINOPSES:

  • A Grande Ceia Quilombola (Brasil, 2017)
    Direção: Ana Stela Cunha e Rodrigo Sena
    No Quilombo de Damásio, terra doada por um senhor de engenho a três de suas escravas, o alimento tem sido secularmente cultivado e extraído da natureza de forma parcimoniosa, fazendo parte de uma estrutura social que privilegia o coletivo. O filme retrata parte dos saberes dessa cultura na qual a comida tem um papel fundamental na coesão social.
  • Lixo Mutante (Brasil, 2022)
    Direção: Dani Minussi e Adriano Caron
    Lixo Mutante é um documentário que convida à reflexão sobre um urgente dilema ambiental, os resíduos. A obra conta com depoimentos de doze especialistas diretamente ligados à causa, como catadores, acadêmicos, ativistas e artistas que apresentam possíveis caminhos para uma nova relação entre sociedade, indivíduo e o lixo. A narrativa é costurada por uma performance sensorial que se comunica de forma lúdica, tendo como personagem principal o “Lixo Mutante” – um ser inteiro feito de resíduos que cria vida e carrega sentimentos conflitantes, representando a “personificação do lixo e a lixificação das pessoas”.
  • A Campanha Contra o Clima (Dinamarca, 2020)
    Direção: Mads Ellesøe
    Em 1988, o mundo se preparava para agir contra as mudanças climáticas. Mas então algo aconteceu. Algo que levou à crise climática para a qual o mundo despertou hoje. As maiores petroleiras do planeta foram das primeiras a detectar o aquecimento global, mas, em vez de agir, lançaram uma campanha que há 30 anos atrapalha o combate à emergência climática, semeando dúvida onde antes havia unanimidade – um modus operandi que vai encontrar, anos depois, o seu maior aliado na internet das redes sociais e algoritmos.
  • A Escala Humana (Dinamarca, 2012)
    Direção: Andreas M. Dalsgaard
    Viver em uma megacidade é tão encantador quanto problemático. Hoje enfrentamos crise climática, solidão e diversos problemas de saúde devido ao nosso estilo de vida. Mas por quê? O arquiteto e professor dinamarquês Jan Gehl estudou o comportamento humano em cidades ao longo de 40 anos e mostra, neste filme, a importância de incluirmos as necessidades humanas nos projetos urbanos.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA 11ª MOSTRA ECOFALANTE:
https://ecofalante.org.br/programacao