A  |  A+ |  A-
XV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública traz panorama da raiva, a partir de caso recente diagnosticado em São Paulo

O Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, em parceria com o Núcleo de Vigilância, Prevenção e Controle da Fauna Sinantrópica e o Núcleo de Gestão de Pessoas e Educação da Divisão de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura do Município de São Paulo, organiza o próximo webinar do XV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, no dia 27 de setembro, a partir das 9h30. 

O encontro trará como tema principal a situação epidemiológica e o diagnóstico laboratorial da raiva. No município de São Paulo, o último registro de raiva em cães causado pela variante canina ocorreu em 1983. Posteriormente, foram diagnosticados um gato em 2011 e um cão, no caso mais recente de 2023, ambos atribuídos a variantes virais de morcegos.

É a partir disso que a Dra. Luciana Hardt, medica veterinária do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVE) da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) da Prefeitura Municipal de São Paulo, desenvolve a primeira palestra do webinar. Na apresentação será abordada a situação da raiva no município de São Paulo, no Estado de São Paulo e no Brasil, com enfoque na mudança do perfil epidemiológico da doença e as ações desenvolvidas frente ao caso recente em São Paulo.

Em seguida, o Dr. Enio Mori, pesquisador científico do Instituto Pasteur, traz a palestra “Diagnóstico laboratorial da raiva, no caso recente no município de São Paulo”. Serão apresentadas as técnicas de triagem e confirmatórias disponíveis para diagnóstico da raiva preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Mundial da Saúde Animal (OSMA).

No contexto do caso recente no município de São Paulo, será traçada a linha do tempo com a apresentação dos eventos relacionados e os resultados das diferentes técnicas utilizadas, com a devida interpretação.

 

XV Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública
Data: 27 de setembro de 2023
Horário: das 9h30 às 11h30
Transmissão: canal da FSP-USP no Youtube