FSP-USP e FMUSP realizam o I Congresso Paulista de História das Práticas Médicas e de Saúde entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro

O Centro de Memória da Faculdade de Saúde Pública da USP e o Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP realiza entre os dias 29 de novembro e 01 de dezembro de 2023, o I Congresso Paulista de História das Práticas Médicas e de Saúde. Os encontros acontecem de forma inteiramente presencial e gratuita, nas faculdades de Medicina e de Saúde Pública da USP.

O I Congresso Paulista de História das Práticas Médicas e de Saúde é voltado a toda a comunidade acadêmica, profissionais, movimentos sociais e associações diversas ligadas ao direito à saúde e a todas as pessoas interessadas em participar das discussões e a contribuir para o aprofundamento das reflexões sobre desigualdade e saúde, histórias coletivas e individuais e a história da medicina e da saúde.

Serão recebidas inscrições para apresentação de trabalho e experiência até o dia 31 de outubro, por meio deste formulário.

Os interessados em participar como ouvinte também podem se inscrever por este link: https://bit.ly/3F4qn1R

Comissão organizadora:
André Mota
Cristina Marques
Gustavo Tarelow
João Denardi
Raquel Morales

Dia 29 de novembro

Das 18h às 20h | Teatro da FMUSP

Recepção

– Conferência de abertura: “Desigualdades e Saúde em São Paulo”, com a participação de:

* Raquel Rolnik (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP)

* Cláudio Bertolli Filho (Universidade Estadual Paulista – UNESP).

Dia 30 de novembro

Das 9h às 12h | Salas de aula da FMUSP e da FSP-USP

– Mesas temáticas (Primeira sessão de apresentação de trabalhos)

Das 14h às 16h | Salas de aula da FMUSP e da FSP-USP

Das 17h às 19h | Teatro da FMUSP

– Conferência 2: “: Negacionismos e movimentos antivacina”, com a participação de:

*  Márcia Thereza Couto Falcão (Faculdade de Medicina da USP)

* Paulo Nico Monteiro (Instituto Butantan)

Dia 01 de dezembro

Das 09h às 12h | Salas de aula da FMUSP e da FSP-USP

– Mesas temáticas (Primeira sessão de apresentação de trabalhos)

Das 14h às 16h | Salas de aula da FMUSP e da FSP-USP

Das 17h às 19h | Teatro da FMUSP

– Conferência de encerramento: “Saúde e os Movimentos Sociais”, com a participação de:

* Lumena Almeida Castro Furtado (UNIFESP)

* Representante do Setor de Saúde do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto

Para mais informações, acesse: https://www.fm.usp.br/museu/portal/

Para conferir a programação completa, acesse o PDF.