Ranking da Universidade de Stanford aponta cientistas ligados à FSP-USP entre os mais influentes do mundo

A edição 2023 da Updated science-wide author databases of standardized citation indicators, ranking elaborado anualmente pelo professor John P.  A. Ioannidis com pesquisadores da Universidade Stanford (EUA), apontou 244 pesquisadores da Universidade de São Paulo entre os cientistas mais influentes do mundo. Desses, nove nomes são ligados à Faculdade de Saúde Pública da USP.

A lista é composta tendo em vista a atuação dos autores por meio de registros do Scopus, um dos mais importantes bancos de dados mundiais de resumos e citações científicas revisadas por pares, com mais de 85 milhões de publicações editadas por mais de 7 mil editoras.

O ranking aponta o impacto das pesquisas ao longo da carreira e também o impacto específico em anos anteriores. Na categoria Impacto ao longo da carreira, 211 pesquisadores são da USP.  Acesse aqui a lista completa, por área, dos pesquisadores da USP mais influentes no ano de 2022 e aqui a lista dos pesquisadores da USP mais influentes ao longo da carreira.

Confira abaixo os professores citados no ranking:

Carlos Monteiro – Professor do Departamento de Nutrição da FSP-USP na área de Nutrição e Alimentação, é coordenador científico do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP (NUPENS-USP), sediado na FSP-USP. Suas linhas de pesquisa incluem métodos para avaliação nutricional de populações. Seu trabalho ajudou a redefinir o enfoque e o conteúdo dos programas nutricionais nas unidades básicas de saúde de São Paulo. Outros resultados incluem a criação do Guia Alimentar para a População Brasileira e a concepção da classificação NOVA dos alimentos, criada em 2009, revolucionando a maneira como a ciência enxerga a Nutrição.

Eunice Aparecida Bianchi Galati – Professora do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, desenvolve projetos sobre avaliação de parâmetros que medem a capacidade vetorial de algumas espécies de flebotomíneos em relação a Leishmania spp e sobre taxonomia e ecologia de Phlebotominae. Compôs a lista publicada pela revista Plos Biology dos cientistas mais influentes do mundo na área de parasitologia/micologia no ano de 2019, e na área de Clinical Medicine,conforme publicação da Universidade de Stanford e Editora Elsevier BV nos anos de 2021 e 2022.

José Alfredo Gomes Arêas – Titular aposentado do Departamento de Nutrição da FSP-USP. Sua área de atuação inclui Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nutrição e Saúde Pública, Propriedades Funcionais de Alimentos, Biofísica de Alimentos, e Alimentos Funcionais. Referência em sua área de conhecimento, também já esteve em outros rankings, como o do Journal Plos Biology de 2020, que relacionou os 100 mil cientistas mais influentes do mundo, considerando suas carreiras nas suas respectivas áreas.

Maria Anice Mureb Sallum – Professora do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, seu trabalho envolve a revisão, identificação e classificação de espécies de insetos. Possui ampla experiência em biologia, ecologia e saúde pública, com treinamento específico e experiência em áreas-chave de pesquisa para doenças transmitidas por vetores. Em 2008, ela foi premiada com o Prêmio John Belkin da American Mosquito Control Association por sua meritória contribuição à biologia e/ou sistemática de Culicidae.

Maria Laura da Costa Louzada – Professora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da USP (NUPENS-USP), sediado na FSP-USP.

Oswaldo Paulo Forattini (1924 – 2007). Falecido em 2007 com 83 anos de idade, deixou um legado determinante para a área da epidemiologia e da entomologia médica brasileira. Foi um dos fundadores da Revista de Saúde Pública e seu editor por 40 anos contínuos.

Tamara Nunes Lima-Camara – Professora do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, possui experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Biologia e Ecologia de Aedes aegypti e Aedes albopictus e Comportamento de Insetos Vetores.

Pesquisadoras ligadas à FSP-USP:

Eurídice Martínez Steele – Doutora e pós-doutoranda em Nutrição pela FSP-USP, é pesquisadora do NUPENS.

Renata Bertazzi Levy – Pesquisadora do NUPENS e do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP. É mestre e doutora em Saúde Pública pela FSP-USP.

Com informações do Jornal da USP. Confira a matéria aqui.