A  |  A+ |  A-
Praxis freireana impacta positivamente na diminuição do bullying em ambiente escolar, mostra artigo

“A roda de conversas à luz da práxis freireana e seus impactos na percepção da diminuição do bullying escolar”, artigo recém-publicado na Base SciELO, aborda a questão do bullying e como a práxis freireana pode reduzir esta prática em ambiente escolar. O trabalho, de autoria de Pamela Lamarca Pigozi, pesquisadora do CEPEDOC, tem a orientação de Marco Akerman, professor do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP.

O trabalho, com a co-autoria de Guilherme Welter Wendt, professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e Rosilda Mendes, Doutora em Saúde Pública pela FSP-USP, busca conceber a roda de conversas como instrumento participativo e educativo capaz de impactar a percepção de diminuição do bullying escolar pelos adolescentes.

Através de entrevistas qualitativas semiestruturadas com 18 adolescentes de uma escola do ensino fundamental do estado de São Paulo, o estudo obteve resultados que foram analisados à luz da práxis freireana e demonstraram que esse instrumento contribui para ampliar o entendimento sobre esse tipo de comportamento agressivo, favorecendo a quebra do silenciamento das agressões até então não verbalizadas.

Segundo os autores, não se trata de conceber a roda de conversa como instrumento resolutivo e estanque em si, mas como participativo, complementar, apoiador e potencialmente capaz de contribuir para desnaturalizar a violência no cenário escolar e promover a emancipação dos envolvidos.

Clique aqui e confira o artigo na íntegra.