A  |  A+ |  A-
Quarta edição do Baphorau traz o tema “Retornos e cor-pós em transFormação”, entre os dias 11 e 13 de dezembro

Em sua quarta edição,  o BAPHOrau 2023 traz uma reflexão sobre os retornos pós-pandemia. Com o tema “Retornos e cor-pós em transFormação”, o evento contará com oficinas presenciais e exposições nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de 2023. O evento é gratuito e aberto ao público e as inscrições podem ser feitas por este formulário. As atividades presenciais contarão com uma lista para emissão de certificados.

Organizado pelo coletivo  CPaS-1 (Coletive de Pesquisa em Antropologia, Arte e Saúde), ligado ao Departamento de Saúde e Sociedade da FSP-USP,  o encontro propõe pensar sobre retornos “pós”-pandêmicos, metamorfoses e transformações nos cotidianos, e os corpos que emergem na coexistência com vírus, aplicativos, cepas e vacinas que ficaram. Após crises sanitárias e políticas, outras dinâmicas e temporalidades se fizeram necessárias para muitos. Assim, torna-se necessário por em pauta. quais corpos emergiram dessa transformação e quais as suas implicações.

O BAPHOrau se define como um “Sarau Baphônico” que nasce da busca de produzir, sentir e conectar formas artísticas de ciências, saberes, cuidado e saúde no e do corpo. Além de uma atividade de extensão da FSP-USP, ele também é um espaço de conexão, produção e diálogo com grupos e organizações sociais, possibilitando que a universidade floresça com as ciências, demandas e potencialidades dessas pessoas, buscando a conexão com as formas de existência em percursos poéticos que possibilitam reinventar-se. É um espaço vital de cuidado e de combate, uma provocação à produção de conhecimento hegemônica na saúde através da mostra de ilustrações, danças, poesias, podcasts, documentários,  fotografias, bate-papos, rodas de conversas, vídeos, músicas.

 

Baphorau 2023 – “Retornos e cor-pós em transFormação”
Data: 
11, 12 e 13 de dezembro de 2023
Horário: das 14h às 18h
Programação:

11/12 (segunda-feira)

14h – Oficina Kokedama (local: horta FSP-USP)
19h – Oficina Samba Rock/Passinho
(local: escadaria – com Murilo Furquim)

12/12 (terça-feira)

17h – Oficina Dança Afro (local: jardim – com Kenya Ayo-Kianga)
19h – Oficina de Caos Interior com Óleos Essenciais
(local: Lahbrid – com Kaori)

13/12 (quarta-feira)

14h – Relatório de Pesquisa “Eu Quero É Mais” (Transmissão pelo canal de YouTube do CPaS Menos Um com Amanda Calábria, José Miguel Olivar e Michel Furquim)
17h – Sarau (LaHibrid)