Seminário de pesquisadores ingleses na FSP USP revela evidências da não eficácia da privatização dos sistemas de saúde na Europa

Foto: Adilson Godoy.

Como parte da visita técnica de professores d’”o Centre for Primary Care, Queen Mary University of London, da Inglaterra, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da FSP/USP e Grupo de Pesquisa “Saúde, Estado e Capitalismo Contemporâneo” (SECC), coordenado pelo professor Dr. Áquilas Mendes, docente do Departamento de Política, Gestão e Saúde, foi realizada no último dia 2 de Abril –  segunda-feira, das 10h às 12h, no  Auditório Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Seminário sobre  comercialização e privatização da saúde.

O Seminário foi composto pelas palestras, “Commercialization and privatization of healthcare: empirical evidence from the British NHS”, ministrado pelo Senior Lectureship Elias Kondilis, do Centre for Primary Care, Queen Mary University of London e “The ‘liberalised’ English NHS and its ‘conservative’ counterpart: the Scottish NHS”. Ministrada pelo PhD Professor Jonathan Filippon – Centre for Primary Care, Queen Mary University of London.

O evento teve uma plateia repleta por alunos de pós-graduação, pesquisadores e visitantes e foi aberto pelo Prof. Oswaldo Yoshimi Tanaka, Diretor da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, que saudou a presença dos professores visitantes, pontuando que o evento possibilitou o relato sobre como funciona o Sistema de Saúde da Inglaterra é uma “inspiração para pensarmos escolhas de modelos para o Brasil” e finalizou sua fala, afirmando que este encontro “permite fortalecermos os laços entre as duas Universidades”.

O Prof. Áquilas Mendes apresentou os palestrantes relatando que esta visita é resultado de um projeto de cooperação no qual ele passou um período na Inglaterra visitando a Queen Mary University of London e agora a USP está retribuindo, recebendo a visita desses professores visitantes da Inglaterra, onde farão dois Seminários relatando o fenômeno mundial da privatização dos serviços de saúde no mundo.

O Prof. Elias Kondilis fez um relato de como está ocorrendo no mundo capitalista este fenômeno global da privatização da saúde que se dá de várias formas e em diferentes formatos e etapas, tendo como paradigmas, de um lado a extrema privatização dos serviços de saúde, exemplificado pela Suíça e pelos EUA, tendo seus serviços de saúde todos geridos pelo mercado, com o Estado tendo um papel apenas de financiador das entidades privadas que gerem os serviços e no outro extremo, tendo todos os outros países sendo colocados neste espectro da pressão das forças de mercado pela privatização dos serviços de saúde, mas tendo diferentes formas e etapas em cada país, inclusive incluindo formas mistas “Estado+Empresas”.

O Prof. Elias Kondilis relatou que a população ainda tem acesso aos serviços de forma gratuita, no entanto estes são privatizados, tendo o Estado como financiador das empresas gestoras. O Prof. Elias Kondilis concluiu sua explanação relatando vários estudos que demonstram que não há evidências de que a privatização dos serviços de saúde traga benefícios para a saúde das pessoas ou para os sistemas de saúde pública dos países. Ao contrário, as evidências dos estudos revelam que há uma diminuição de leitos e um prejuízo do Estado com privatizações, parcerias-público-privado e formulas privatizantes.

O evento ao final teve perguntas e muito interesse dos presentes pelos temas apresentados e terá continuidade com a próxima palestra que ocorrerá no dia 6 de Abril, às 18h no mesmo Auditório, cujo tema será “Health and Health policies during the “Great Recession” in Europe: challenging the neoliberal paradigm of austerity and privatisation”, ministrada peo Senior Lectureship Elias Kondilis, do Centre for Primary Care, Queen Mary University of London.

Os participantes dos seminários tiveram acesso aos textos citados no seminário.

Quem tiver interesse nos textos, pode contatar o Prof. Áquilas pelo e-mail: aquilas@usp.br

• Veja aqui, as fotos do evento:
  • Veja aqui, depoimento do Senior Lectures Elias Kondilis, da Centre for Primary Care, Queen Mary University of London” sobre sua visita à FSP/USP.
  • Veja aqui, depoimento do Teaching Assitent Jonathan Filippon, da Centre for Primary Care, Queen Mary University of London” sobre sua visita à FSP/USP.

Texto: Marcellus – ASCOM/FSP/USP.