No dia 2 de janeiro é comemorado o Dia do Sanitarista. Neste ano de 2024, a data ganha um sabor especial de vitória, já que recentemente a profissão foi regulada pela Lei 14.725, de 16 de novembro de 2023.
A lei define sanitarista como o responsável por planejar e coordenar atividades de saúde coletiva nas esferas pública ou privada, além de monitorar as notificações de risco sanitário e atuar em ações de vigilância em saúde. Segundo a legislação, podem exercer a profissão os formados em cursos de graduação, mestrado ou doutorado da área de Saúde Coletiva, os graduados em Residência Médica em Saúde Coletiva e aqueles com certificado de especialização. Os formados no exterior deverão validar o diploma no Brasil para poderem trabalhar.
A FSP-USP celebrou a ocasião com egressos e professores que participaram ativamente de todo o processo de regulamentação, até a sua sanção presidencial.
A Faculdade também produziu um episódio especial do podcast Saúde É Pública, dedicado exclusivamente a esse tema.
Confira matéria sobre o tema:
https://www.fsp.usp.br/site/noticias/mostra/48565
Depoimento
Saúdo nesta data a todos os sanitaristas que comemoram o seu dia pela primeira vez tendo sua profissão regulamentada e com o reconhecimento da sociedade brasileira. O profissional sanitarista contribui na execução de ações de saúde pública e no campo da saúde coletiva, nas áreas de vigilância em saúde, epidemiologia, informações em saúde, política, planejamento e gestão, ciências sociais e humanas e também em saúde ambiental. Atua nas comunidades, nos territórios, na investigação e no SUS para contribuir com a melhoria da saúde da população brasileira. A Faculdade de Saúde Pública se orgulha de ter formado gerações de sanitaristas, agora também com seu atual e inovador curso de graduação em saúde pública. Parabéns sanitaristas do Brasil!
(Marília Louvison – professora do Departamento de Política, Gestão e Saúde e coordenadora da Comissão de Organização de Curso -COC- do bacharelado em saúde publica da FSP-USP)