A  |  A+ |  A-
Podcast Saúde É Pública inicia sua quarta temporada com episódio sobre descarte dos resíduos e reciclagem
Acompanhe todos os episódios em: Podcast Saúde É Pública

O podcast Saúde É Pública inicia sua quarta temporada com uma questão que costuma gerar muitas dúvidas: o descarte dos resíduos e a reciclagem. Adriana Fonseca Braga, orientanda da professora Helena Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Global e Sustentabilidade da FSP-USP, publicou recentemente um artigo na Revista Tecnologia e Sociedade, sobre a gestão dos resíduos sólidos na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, e como aquela cidade se tornou um exemplo nessa questão.

Adriana e Helena inauguram a nova temporada falando dessa temática. Elas comentam de que forma aquele caso de sucesso pode inspirar a gestão dos resíduos em cidades como São Paulo, por exemplo. O episódio também traz dados alarmantes que constam no artigo publicado pelas convidadas: as cidades atuais do mundo estão gerando mais de 1 bilhão de resíduos sólidos por ano, com previsão de atingir 2 bilhões em 2025. E segundo dados da Organização das Nações Unidas, 33% desses resíduos não recebem tratamento adequado. 

O episódio também faz um apanhado sobre o descarte correto de alguns materiais que quase sempre suscitam dúvidas, como vidros quebrados, aparelhos eletrônicos, medicamentos, óleo de cozinha, plásticos, isopores e até areias higiênicas de animais domésticos.

Ouça a entrevista na íntegra em sua plataforma de áudio favorita. 

O “Saúde É Pública” está disponível em diversos aplicativos, incluindo Spotify, Anchor e Youtube.

Confira matéria sobre o artigo das pesquisadoras.

 

Saúde É Pública
Episódio 58: São Francisco: modelo na gestão de resíduos sólidos
Com Adriana Fonseca Braga e Helena Ribeiro