A  |  A+ |  A-
XVI Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública traz panorama da Leishmaniose no dia 24 de abril
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

O Departamento de Epidemiologia da FSP-USP, em parceria com a Divisão de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura do Município de São Paulo, organiza o próximo webinar do XVI Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública no dia 24 de abril, a partir das 9h30. O evento contará com transmissão online pelo canal da FSP-USP no Youtube.

No encontro deste mês, serão discutidas as leishmanioses, doenças negligenciadas, associadas a múltiplos fatores e que configuram um sério problema para a saúde pública.

Os flebotomíneos (Diptera, Psychodidae) compõem grupo com cerca de 1060 espécies, das quais 10% podem estar associadas à transmissão de leishmaniose. É sobre isso que trata a primeira palestra do webinar, apresentada pela professora Eunice Aparecida Bianchi Galati, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP.

Serão abordados aspectos da biologia e ecologia das principais espécies vetoras de Leishmania spp., com o objetivo de auxiliar em ações da vigilância epidemiológica e entomológica.

A segunda palestra, ministrada pela médica Silvia de Oliveira Altieri, da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores e Zoonoses da Secretaria Estadual de Saúde, traz a epidemiologia das leishmanioses humanas no estado de São Paulo e diferencia a leishmaniose visceral e tegumentar.

A primeira apresenta-se em expansão territorial, embora ocorra predominante no centro-oeste do estado. Já a leishmaniose tegumentar apresenta ampla distribuição, embora a região do Vale do Ribeira represente o principal território de ocorrência de casos.

Os diferentes cenários epidemiológicos dessas doenças apontam para a necessidade de permanente atenção para as medidas de vigilância, assistência e controle.

A mediação do evento será feita por Gladyston Carlos Vasconcelos da Costa e Paulo Roberto Urbinatti, do Departamento de Epidemiologia da FSP-USP.

 

XVI Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública
Data: 24 de abril de 2024
Horário: das 9h30 às 11h30
Transmissão: canal da FSP-USP no Youtube