A  |  A+ |  A-
CEPEDOC da FSP-USP, OPAS e Ministério da Saúde convidam para consulta pública sobre intersetorialidade até o dia 13 de maio

O Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis da Faculdade de Saúde Pública (CEPEDOC), em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), elaboraram documento com recomendações de práticas intersetoriais para a promoção da saúde, que está submetido a consulta pública. O objetivo é coletar contribuições de diversos atores interessados e engajados no tema da intersetorialidade. O documento  “Intersetorialidade: recomendações para a promoção da saúde” pode ser respondido até o dia 13 de maio de 2024, através do formulário.

A ideia é engajar diferentes perspectivas e saberes que possam ser incorporados à formulação da proposta, de modo a contribuir com a qualificação e recomendações sobre intersetoriadade, bem como ampliar as possibilidades de sua implementação.

A intersetorialidade é essencial na formulação de políticas públicas, especialmente para a operacionalização da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Além disso, a articulação e colaboração intersetorial são ferramentas essenciais para potencializar as políticas públicas, pois permitem uma abordagem mais abrangente e eficaz na resolução de desafios sociais e de saúde, uma vez que possibilita o reconhecimento de múltiplos determinantes da saúde e o despertar de outros setores e atores para a necessidade de implementação de práticas inovadoras de promoção da saúde.

O CEPEDOC, ligado à FSP-USP, é um centro Colaborador do MS e OPAS, com a missão de promover processos que viabilizem políticas públicas integradas, participativas e formação de lideranças visando à equidade e qualidade de vida.

Para mais informações sobre a consulta pública e o documento contendo as recomendações de práticas intersetoriais, acesse o anexo.