Artigo recém-publicado pela renomada revista científica The Lancet Regional Health – Américas avaliou o impacto da campanha de vacinação contra a dengue no estado do Paraná. A pesquisa, realizada pelo professor Fredi Alexander Diaz Quijano da Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP), em parceria com a Universidade Federal do Paraná, demonstrou que houve uma redução de 71% no risco de dengue associado à vacina quando aplicada em pessoas com histórico de dengue.
Os pesquisadores avaliaram a vacina CYD-TDV, conhecida como dengvaxia, uma vacina tetravalente, viva atenuada, desenvolvida pela Sanofi Pasteur, sendo a primeira disponível no mercado contra este arbovírus. Para obterem os resultados do artigo, os autores documentaram o estado vacinação da dengvaxia com registros da campanha dos municípios e o histórico de dengue a partir dos dados de vigilância epidemiológica, coletados de forma rotineira.
Após os primeiros estudos, observou-se que a vacina era benéfica apenas em pacientes que já tinham tido exposição ao vírus comprovada por exame sorológico (identificação de anticorpos no sangue). Em contra partida, a população sem esse histórico não teve benefício significativo com a vacinação e a vacina ainda esteve associada a um aumento significativo de casos causados pelo sorotipo 2 da dengue. Este condicionamento representou uma limitação importante para a sua ampla aplicação, uma vez que os testes sorológicos nem sempre estão disponíveis em populações de risco.
Além de obter resultados relevantes para a saúde pública, a pesquisa também foi exemplar por aplicar métodos idôneos para inferência causal, como diagramas causais para orientar o controle de confundidores e ponderações na análise para reverter vieses na seleção de controles.
Além disso, a documentação do histórico de dengue pelo sistema de vigilância possibilitou a identificação de pessoas que se beneficiariam com a vacinação, uma informação que pode ser utilizada em populações que não têm acesso a testes serológicos. Como afirma o professor Fredi Quijano, “esta experiência pode servir de referência metodológica para futuras avaliações da efetividade das vacinas, não apenas para a dengue, mas também para outras doenças prioritárias de saúde”.
O artigo Effectiveness of mass dengue vaccination with CYD-TDV (Dengvaxia®) in the state of Paraná, Brazil: integrating case-cohort and case-control designs está disponível na íntegra na revista The Lancet Regional Health – Américas.
