A  |  A+ |  A-
Mestre pela FSP-USP traz em vídeo depoimentos de mulheres sobre transformações territoriais e a chegada de parques eólicos no Piauí

A partir de sua dissertação de mestrado defendida pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, a mestra em ciências Adriana Ferreira Cestari coletou depoimentos de moradoras do município de Betânia, no estado do Piauí (PI), sobre a implantação de parques eólicos na região. O resultado é um vídeo como produto técnico da dissertação intitulada “Estudo de caso do grupo Mulheres Fortes localizado no Piauí: a chegada de parques eólicos e as transformações territoriais”. O trabalho, orientado pelo professor Leandro Luiz Giatti, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, está disponível no canal do Youtube da Faculdade, neste link.

As “mulheres fortes” do título, integrantes da Associação das Pequenas Produtoras Rurais da Serra do Inácio, compartilharam suas histórias de resiliência durante a criação da associação, num território localizado próximo aos parques eólicos. A entidade foi contemplada com um projeto de geração de renda fomentado entre 2019 e 2022 pela empresa Auren Energia em parceria com o Instituto Votorantim e BNDES. O território é pano de fundo de dois mundos: um deles caminha na esteira da sustentabilidade promovendo geração de energia considerada limpa. O outro, contempla uma realidade de negligências pelo Estado, com desafios sociais que revelam contradições intrínsecas à agenda de sustentabilidade.

O documentário foi produzido e roteirizado pela pesquisadora e integra os resultados de seus trabalhos de campo. A dissertação teve aprovação da banca em junho de 2024. As coletas dos depoimentos foram realizadas em outubro de 2023.

Confira o vídeo completo no canal da FSP-USP no Youtube.