O Núcleo de Estudos da Diferença e das Desigualdades na Saúde Coletiva (Nuedi-FSP) coordenado pelo Professor Diego Madi Dias, do Departamento de Saúde e Sociedade da FSP-USP, está promovendo a Aula Aberta “Encarceramento em massa e o genocídio da população negra”, no dia 06 de julho, das 9h30 às 12h. A participação é aberta a todos os interessados e a aula será no formato online mediante inscrições pelo formulário do link: https://forms.gle/69KWSzraE5GtFYJj8
A aula será ministrada por Alessandra Garcia Lucio, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (PPGHDL/USP). A pesquisadora analisa as relações de cumplicidade entre o sistema de justiça e o racismo estrutural no Brasil, que é o terceiro país no mundo em índice de encarceramento. Ela ressalta que parte significativa da população encarcerada é resultado da chamada “guerra às drogas”, em um Sistema de Justiça institucionalmente pautado pela reprodução do racismo.
Sua pesquisa tem como argumento central o fato de que os critérios raciais não podem ser ignorados na análise compreensiva e circunstanciada dos mecanismos de justiça e que tais mecanismos levam ao encarceramento em massa da população negra.
Graduada em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes, Alessandra possui cursos de pós-graduação em Direito Público, em Direito e Processo Penal Aplicado. Realizou especialização em Direitos Humanos e Diversidades; possui mestrado e doutorado pela DIVERSITAS/USP. É coordenadora do Instituto Itéramãxe e tem experiência profissional como advogada voluntária na Casa de Marias.
Instituto Divercidades
Em parceria com pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública da USP, o instituto promove o projeto Ubuntu, um programa de encontros presenciais com serviços para a população periférica e um ciclo de aulas online de formação complementar com o objetivo de difundir conhecimentos especializados sobre racismo e saúde, saúde sexual e reprodutiva, alimentação e nutrição na primeira infância, ISTs e prevenção de hepatites virais, além de redução de danos no uso de substâncias.
O projeto Ubuntu busca compartilhar saberes e impulsionar transformações sociais relativas às condições de saúde integral da população negra, considerando o território da Brasilândia, em São Paulo. Com a proposta de fomentar trocas produtivas entre movimentos sociais e pesquisadores acadêmicos, o projeto oferece conteúdos exclusivos para nossos apoiadores e rede de trabalho, com acesso à gravação das aulas e aos textos de referência.
Aula Aberta “Encarceramento em massa e o genocídio da população negra”
Data: 06 de julho de 2024
Horário: 9h30
Local: online via inscrição pelo link https://forms.gle/69KWSzraE5GtFYJj8