A  |  A+ |  A-
Confira programação do Agosto Dourado 2024 da Faculdade de Saúde Pública

Neste ano, a Faculdade de Saúde Pública completa o décimo ano de realização consecutiva do evento em prol da amamentação no mês de agosto que, desde 2017, por meio da lei número 13.435, é conhecido no Brasil como Agosto Dourado, que amplia o tempo direcionado ao debate a respeito do tema. Porém, a celebração da amamentação começou em 1992, quando foi instituída internacionalmente a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), realizada na primeira semana de agosto e o dia 1º de agosto instituído como dia mundial do aleitamento materno.

A Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA), uma rede global de indivíduos e organizações dedicados à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno, propõe anualmente um tema a ser explorado na SMAM. O tema central proposto para 2024 é: “Amamentação: Apoie em todas as situações” e visa realçar a necessidade de melhorar o apoio à amamentação, reduzindo as desigualdades existentes em nossa sociedade.

A realização de atividades é coordenada pelo Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri) do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CSEGPS), pertencente à FSP-USP. O evento está sendo organizado por meio do Coletivo Agosto Dourado, que conta com a participação de estudantes, servidores e profissionais da área voluntários. Os eventos contam com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) e da Divisão de Produção Digital da FSP-USP (DVPDIGI-FSP).

Quer saber quais enfoques traremos para este ano? Em 2023, o Coletivo Agosto Dourado realizou uma pesquisa sobre a amamentação no Quadrilátero da Saúde da USP, que buscou identificar barreiras e facilitadores encontrados por nutrizes durante o período deamamentação no Quadrilátero da Saúde.

Por isso, em 2024, abordaremos o apoio para a realização da amamentação por trabalhadoras e estudantes, inclusive nos espaços universitários, pois sabemos que uma das situações que favorece o desmame precoce é o fim da licença-maternidade. Também teremos uma diversificada programação oferecida pelo CSEGPS, buscando fortalecer a realização da amamentação por parte das usuárias do SUS e suas redes de apoio.

Confira programação!

6, 13, 20 e 27 de agosto, na sala Diógenes Augusto Certain da FSP-USP

  • 17h – 19h: Oficina “Nutrindo vínculos: amamentação e saúde integral”. A Nutrição Materno-Infantil (LANMIL) da FSP-USP está elaborando uma oficina presencial para estudantes (graduação ou pós-graduação) da área da saúde focada na amamentação e conscientização de tal ato, com o objetivo de informar e propagar conhecimento.

Temas abordados: importância e benefícios da amamentação, fisiologia da amamentação, aspectos psicológicos da amamentação e puerpério, Golden Hour, técnicas de amamentação, aconselhamento em amamentação, problemas comuns da amamentação e como superá-los, métodos alternativos para o aleitamento, armazenamento e manipulação do leite materno, amamentação em situações especiais (prematuros, múltiplos, a volta ao trabalho…), nutrição da lactante, proteção à amamentação.

Faça sua inscrição para a lista de espera.
Haverá emissão de certificados.

21 de agosto, no Auditório Paula Souza da FSP-USP

  • 13h30 – 17h30: Debate “Apoio às trabalhadoras e estudantes que amamentam: como a sociedade está se
    articulando?” A atividade visa discutir sobre apoio a trabalhadoras e estudantes que amamentam buscando
    auxiliar na concretização da garantia do direito à amamentação nas universidades e outras instituições públicas ou privadas. O público de interesse para o debate é de trabalhadores, gestores, graduandos, pós-graduandos, profissionais de saúde e demais interessados no tema.

Debatedoras: Caroline Abud Drummond Costa, Nutricionista e Pós-doutora em Pediatria e Saúde da Criança. Membro do comitê de aleitamento materno da secretaria municipal de saúde de Porto Alegre. Docente no curso de graduação em Nutrição da PUCRS e no programa de pós-graduação em pediatria e saúde da criança da PUCRS, que implantou sala de amamentação para estudantes e funcionárias do campus.

Ludmilla Pereira Araujo, procuradora do trabalho, atualmente lotada na Procuradoria do Trabalho no município de Guarulhos/SP, e integrante do Grupo de Trabalho Nacional do Ministério Público do Trabalho de Apoio às Gestantes e Lactantes;

Chica San Martin, mãe de dois, ativista de amamentação, produtora e pesquisadora audiovisual. Fundadora e presidente do LeME, organização de mães e ativistas da sociedade civil que apoia o aleitamento materno;

Representante do projeto Pontos de Afeto da Prefeitura do Município de São Paulo, que visa implantar salas de apoio à amamentação para servidoras.

Moderação: Profa. Dra. Marly Augusto Cardoso – Departamento de Nutrição

Inscrição necessária para emissão de certificados.

29 de agosto, na sala Diógenes Augusto Certain da FSP-USP

  • 14 – 16h: Workshop sobre ordenha, armazenamento e oferta segura de leite materno. A atividade visa promover a continuidade da amamentação entre mulheres que trabalham e/ou são estudantes. O público de interesse para esta atividade é o de gestantes e puérperas, porém são bem-vindas as redes de apoio, além de estudantes e profissionais da saúde com interesse no assunto.

Condução: Voluntárias do programa Leite Materno na Escola (LeME)

 

Atividades do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza.

08 de agosto

  • 8h30 – 10h: Grupo de apoio à alimentação de gestantes e preparo para a amamentação.
    Visa discutir aspectos da alimentação adequada e saudável e da amamentação para a gestante baseado nas recomendações dos Guias Alimentares.
    Público de interesse: gestantes, seus familiares, rede de apoio e demais interessados.

12 de agosto

  • 10h – 11h: Grupo de Aroma – Acolhendo e conectando mulheres
    1): será preparado um produto com óleos essenciais para auxiliar no período do puerpério.
    Público de interesse: puérperas e rede de apoio.

15 de agosto

  • 9h – 10h: Oficina de manobras de desengasgo e Shantala
    A atividade irá apresentar e esclarecer dúvidas sobre manobras para desengasgos de bebês e trabalhará a realização da Shantala.
    Público de interesse: gestantes e famílias com bebê no primeiro ano de vida.

21 de agosto

  • 8 – 10h: Direitos sociais das gestantes e lactantes para a realização da amamentação.
    Atividade visa esclarecer quais as legislações podem apoiar a realização da amamentação de forma direta ou indireta. Público de interesse: gestantes, puérperas, seus familiares e rede de apoio.

27 de agosto

  • 9 – 11h: Grupo sobre introdução alimentar
    Serão trabalhados os cuidados mais importantes para o período da introdução alimentar, considerando a importância do desenvolvimento.
    Público de interesse: famílias de bebês no primeiro ano de vida.

28 de agosto

  • 10 – 12h: Oficina de Pintura de Barrigas para gestantes
    A oficina é uma estratégia de cuidado e de fortalecimento do vínculo quando as alunas fazem uma representação do bebê nas barrigas das gestantes.
    Público de interesse: gestantes a partir da 20a semana.

30 de agosto

  • 10h – 11h: Roda de Chá – Chás e amamentação!
    Será discutido o uso correto das plantas medicinais durante o período da amamentação.
    Público de interesse: gestantes, puérperas e rede de apoio.

Podcast “Especial – 10 anos de Agosto Dourado da FSP-USP”

Em agosto, será lançada a edição especial do Podcast “Saúde é Pública” sobre os dez anos do evento Agosto Dourado da FSP-USP e a situação e desafios das trabalhadoras e estudantes que amamentam.
Participaram do podcast Viviane Laudelino Vieira (nutricionista e pesquisadora do CSEGPS da FSP-USP, mãe da Manu de 10 anos e idealizadora do evento do Agosto Dourado da FSP), Fernanda Lopes Macedo (paulistana, zootecnista, estudante de nutrição, confeiteira e mãe da Claire de 1 ano e 9 meses que ainda mama o peito), Livia Casagrande Salvador (mestre, nutricionista infantil, egressa da USP, defensora da amamentação e membro do Coletivo Agosto Dourado) e Chico Romanelli (fotógrafo, pai da Lis e marido da Katia, foi voluntário no evento por três anos).