Neste ano, a Faculdade de Saúde Pública completa o décimo ano de realização consecutiva do evento em prol da amamentação no mês de agosto que, desde 2017, por meio da lei número 13.435, é conhecido no Brasil como Agosto Dourado, que amplia o tempo direcionado ao debate a respeito do tema. Porém, a celebração da amamentação começou em 1992, quando foi instituída internacionalmente a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), realizada na primeira semana de agosto e o dia 1º de agosto instituído como dia mundial do aleitamento materno.
A Aliança Mundial para Ação em Amamentação (WABA), uma rede global de indivíduos e organizações dedicados à proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno, propõe anualmente um tema a ser explorado na SMAM. O tema central proposto para 2024 é: “Amamentação: Apoie em todas as situações” e visa realçar a necessidade de melhorar o apoio à amamentação, reduzindo as desigualdades existentes em nossa sociedade.
A realização de atividades é coordenada pelo Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri) do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CSEGPS), pertencente à FSP-USP. O evento está sendo organizado por meio do Coletivo Agosto Dourado, que conta com a participação de estudantes, servidores e profissionais da área voluntários. Os eventos contam com o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) e da Divisão de Produção Digital da FSP-USP (DVPDIGI-FSP).
Quer saber quais enfoques traremos para este ano? Em 2023, o Coletivo Agosto Dourado realizou uma pesquisa sobre a amamentação no Quadrilátero da Saúde da USP, que buscou identificar barreiras e facilitadores encontrados por nutrizes durante o período deamamentação no Quadrilátero da Saúde.
Por isso, em 2024, abordaremos o apoio para a realização da amamentação por trabalhadoras e estudantes, inclusive nos espaços universitários, pois sabemos que uma das situações que favorece o desmame precoce é o fim da licença-maternidade. Também teremos uma diversificada programação oferecida pelo CSEGPS, buscando fortalecer a realização da amamentação por parte das usuárias do SUS e suas redes de apoio.
Confira programação!
6, 13, 20 e 27 de agosto, na sala Diógenes Augusto Certain da FSP-USP
Temas abordados: importância e benefícios da amamentação, fisiologia da amamentação, aspectos psicológicos da amamentação e puerpério, Golden Hour, técnicas de amamentação, aconselhamento em amamentação, problemas comuns da amamentação e como superá-los, métodos alternativos para o aleitamento, armazenamento e manipulação do leite materno, amamentação em situações especiais (prematuros, múltiplos, a volta ao trabalho…), nutrição da lactante, proteção à amamentação.
Faça sua inscrição para a lista de espera.
Haverá emissão de certificados.
21 de agosto, no Auditório Paula Souza da FSP-USP
Debatedoras: Caroline Abud Drummond Costa, Nutricionista e Pós-doutora em Pediatria e Saúde da Criança. Membro do comitê de aleitamento materno da secretaria municipal de saúde de Porto Alegre. Docente no curso de graduação em Nutrição da PUCRS e no programa de pós-graduação em pediatria e saúde da criança da PUCRS, que implantou sala de amamentação para estudantes e funcionárias do campus.
Ludmilla Pereira Araujo, procuradora do trabalho, atualmente lotada na Procuradoria do Trabalho no município de Guarulhos/SP, e integrante do Grupo de Trabalho Nacional do Ministério Público do Trabalho de Apoio às Gestantes e Lactantes;
Chica San Martin, mãe de dois, ativista de amamentação, produtora e pesquisadora audiovisual. Fundadora e presidente do LeME, organização de mães e ativistas da sociedade civil que apoia o aleitamento materno;
Representante do projeto Pontos de Afeto da Prefeitura do Município de São Paulo, que visa implantar salas de apoio à amamentação para servidoras.
Moderação: Profa. Dra. Marly Augusto Cardoso – Departamento de Nutrição
Inscrição necessária para emissão de certificados.
29 de agosto, na sala Diógenes Augusto Certain da FSP-USP
Condução: Voluntárias do programa Leite Materno na Escola (LeME)
Atividades do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza.
08 de agosto
12 de agosto
15 de agosto
21 de agosto
27 de agosto
28 de agosto
30 de agosto
Podcast “Especial – 10 anos de Agosto Dourado da FSP-USP”
Em agosto, será lançada a edição especial do Podcast “Saúde é Pública” sobre os dez anos do evento Agosto Dourado da FSP-USP e a situação e desafios das trabalhadoras e estudantes que amamentam.
Participaram do podcast Viviane Laudelino Vieira (nutricionista e pesquisadora do CSEGPS da FSP-USP, mãe da Manu de 10 anos e idealizadora do evento do Agosto Dourado da FSP), Fernanda Lopes Macedo (paulistana, zootecnista, estudante de nutrição, confeiteira e mãe da Claire de 1 ano e 9 meses que ainda mama o peito), Livia Casagrande Salvador (mestre, nutricionista infantil, egressa da USP, defensora da amamentação e membro do Coletivo Agosto Dourado) e Chico Romanelli (fotógrafo, pai da Lis e marido da Katia, foi voluntário no evento por três anos).