No próximo dia 9 de fevereiro, a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP completa 107 anos de trajetória. Fundada em 1918, ela era ligada à Faculdade de Medicina e funcionava como Laboratório de Higiene, vinculado à disciplina de Higiene, então ministrada aos alunos do 5° ano de Medicina.
Sua criação teve como objetivo a formação de médicos especialistas em Saúde Pública, capazes de lidar com a emergência de epidemias. Isso porque a cidade de São Paulo passava por um momento de crescimento desenfreado e saneamento básico deficiente, o que mantinha elevadas taxas de doenças e mortalidade infantil.
Localizado inicialmente na Rua Brigadeiro Tobias, o Laboratório foi criado a partir de um convênio entre a Junta Internacional de Saúde da Fundação Rockefeller e a Secretaria do Estado do Interior de São Paulo, então responsável pelas ações de saúde e educação.
Enquanto os docentes da Faculdade de Medicina, Geraldo Horácio de Paula Souza e Francisco Borges Vieira, foram se especializar em Saúde Pública na Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, um profissional da área foi enviado dos Estados Unidos para dirigir o Laboratório.
O primeiro diretor foi o médico sanitarista Samuel Taylor Darling, especialista no controle da febre amarela, ancilostomíase e malária. Ele permaneceu no cargo até 1921, quando adoeceu. Seu sucessor foi Wilson George Smillie, médico e epidemiologista, especialista na profilaxia da ancilostomíase.
Em 1922, Paula Souza e Borges Vieira retornam ao Brasil e assumem, respectivamente, a diretoria e vice-diretoria do Laboratório. Sob seu comando, e com o fim do convênio com a Fundação Rockefeller, o Laboratório passou a se chamar Instituto de Hygiene e começou uma trajetória independente da Faculdade de Medicina.
Paula Souza conseguiu apoio da Fundação Rockefeller para a construção de um novo prédio para o Instituto. A obra foi iniciada em 1927 e entregue em 1931. O novo prédio foi construído em frente ao cemitério Araçá, no terreno originalmente designado para o antigo Hospital de Isolamento da Capital, hoje Hospital Emílio Ribas..
O Instituto transformou-se em Escola de Higiene e Saúde Pública no ano de 1931, ligada à Secretaria de Educação e Saúde Pública. Em 1938, por meio de um decreto de Adhemar Barros, a Escola foi incorporada à Universidade de São Paulo, criada em 1934, subordinando novamente a instituição à Faculdade de Medicina.
Ainda assim, a autonomia entre saúde pública e medicina continuou sendo postulada e foi enfim restaurada em 10 de julho de 1945, quando a Escola tornou-se Faculdade de Higiene e Saúde Pública, equiparando-se às demais unidades da Universidade.
Ao longo de sua história, a Faculdade de Saúde Pública tem se dedicado a produzir e disseminar conhecimentos no campo da Saúde Pública e Nutrição. Atualmente, a instituição conta com os cursos de graduação, especialização e pós-graduação mais longevos dessas áreas no país. A USP é considerada a 22° melhor universidade na área, segundo o Global Ranking of Academic Subjects de 2024.
Ao longo da semana de aniversário serão publicados textos sobre a história da FSP-USP, fique de olho!
Foto da home: Acervo Centro de Memória da Faculdade de Saúde Pública da USP