Com uma vasta programação, a Semana do Meio Ambiente da FSP-USP terá abertura no dia 02 de junho, a partir das 9h30, com a “Grande conversa: clima, saúde e sociedade”, mesa na sala Paula Souza, coordenada pela professora Helena Ribeiro, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP. A cerimônia de abertura dos trabalhos começa a partir das 9h, no mesmo auditório, com a presença do diretor da FSP-USP, professor Leopoldo Ferreira Antunes, além dos docentes do comitê organizador do evento.
Os organizadores – professora Andréia De Conto Garbin, a funcionária Maria do Carmo de Oliveira Dória e um grupo de pós-doutorandos, sob a coordenação da professora Kelly Polido Kaneshiro Olympio e do professor Wanderley Paganini, prepararam uma programação que se estende até o dia 05 de junho (Dia do Meio Ambiente), incluindo palestras, oficinas, rodas de conversas, debates, apresentação de filme e de teatro, lançamentos de livros, exposição e a realização da Feira Agroecológica ECCo, além da aguardada distribuição de compostos orgânicos da composteira da FSP-USP, produzidos com resíduos do restaurante universitário.
Especialistas da Faculdade e de outras instituições participam da programação. No dia 02, a partir das 14h, também na sala Paula Souza, o professor Wanderley da Silva Paganini coordena a mesa “Uso racional e reuso de água”, na qual o professor Pedro Caetano Sanches Mancuso apresenta detalhes sobre “Reuso Direto”. A mesa conta com doutores e pesquisadores da Faculdade e Sabesp.
No fechamento da programação do primeiro dia haverá a distribuição de compostos orgânicos, com apresentação da oficina sobre gestão de resíduos na FSP-USP, pela pesquisadora Ana Maria Maniero Moreira, na sala Paula Souza, a partir das 16h.
No dia 03 de junho, a partir das 9h, no auditório João Yunes, com transmissão no YouTube da FSP, o professor Alexandre Ponezi do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da Universidade Estadual de Campinas (CPQBA-UNICAMP), aborda a complexa questão da contaminação ambiental pelo descarte de medicamentos no Brasil. A apresentação acontece na mesa “Produtos Farmacêuticos: pesquisa global, uso racional, descarte, logística reversa, contaminação ambiental e atualização regulatória”, coordenada pela pós-doutoranda da FSP-USP, Suzete Maria Lenzi Caminada.
Ainda no dia 03 de junho, ocorrerá a apresentação e debate do filme “Vida de Mutirão” às 12h, no auditório João Yunes e, na sequência, às 14h, a roda de conversa “Caminhos para a estruturação de escolas em espaços educadores sustentáveis: como colocar este projeto em prática?” terá transmissão pelo canal da FSP-USP no Youtube.
Os eventos do dia 04 de junho, das 9h às 16h, também serão transmitidos pelo canal da FSP-USP: “Mesa redonda Incêndios nas florestas e a invisibilidade de quem protege a biodiversidade e as comunidades: quem são os brigadistas florestais?”; “Árvores que caem”, com a participação do professor Marcos Buckeridge, do Instituto de Biociências da USP e o simpósio “A agricultura urbana em tempos de escassez ou de alto custo dos alimentos”. Todos acontecem no auditório João Yunes.
No dia 05 de junho, Dia do Meio Ambiente, a programação será bastante variada. Além da Feira Agroecológica ECCCo, das 9h às 17h, no campus da FSP-USP, a professora Adelaide Cássia Nardocci, e o vice-diretor do Centro de Vigilância Sanitária (CVS/SES), Elizeu Diniz, coordenam a mesa “Agrotóxicos e saúde: contextos que potencializam vulnerabilidades”, durante a qual acontece o lançamento de publicação da Abrasco (confira detalhes aqui).
Também no dia 05 de junho haverá apresentação teatral, às 12h, além da exposição “Mudanças climáticas e saúde humana”, com produções artísticas dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Josué de Castro, a partir do Programa Embaixadores da Saúde Planetária Brasil (confira detalhes aqui).
Outro destaque nesse dia é o painel de pesquisas desenvolvidas na FSP-USP, além da distribuição de composto orgânico produzido na composteira da FSP-USP, a cargo da funcionária e pesquisadora Maria do Carmo Dória.
