A Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP), a Escola de Enfermagem (EE-USP), a Faculdade de Educação (FE-USP) e o curso de Serviço Social da PUC-SP promovem, no dia 05 de junho, a partir das 19h, o seminário “Tendências e impactos da gestão neoliberal de políticas sociais: olhares a partir dos territórios”. Acontece no auditório Paula Souza da FSP-USP, com transmissão ao vivo pelo canal da FEUSP no YouTube.
Voltado a profissionais da educação, saúde e assistência social, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, o encontro busca discutir a gestão neoliberal das políticas públicas de saúde, educação e assistência social e seus impactos concretos na vida da população, sobretudo no Estado de São Paulo. O orçamento público é o pano de fundo do debate. “Trata-se de um campo de disputas políticas. Vivemos nas últimas décadas um acirramento do embate entre a garantia de direitos e a alocação de recursos para seu financiamento com forte viés neoliberal”, afirma Ademir Alves da Silva, professor da PUC-SP.
“É fundamental compreender articuladamente as mudanças recentes nas políticas sociais, pois são parte de uma mesma conjuntura”, afirma Sonia Kruppa, professora da FEUSP.
“Escutar quem está no cotidiano dos serviços é fundamental para perceber os efeitos concretos das mudanças. Por isso, convidamos profissionais das três redes e gostaríamos de ampliar o debate com a produção de materiais que possam auxiliar no diálogo com a população”, comenta Cleide Lavieri Martins, professora da FSP-USP.
Curso no segundo semestre
O evento é parte das atividades preparatórias do curso “Educação, saúde e assistência social: redes complementares na proteção social básica”, que será oferecido no segundo semestre.
O curso foca a intersetorialidade e resulta de uma parceria iniciada em 2020, por demanda da Rede de Escolas Públicas que constitui o Núcleo de Avaliação Institucional da Faculdade de Educação (NAI-FEUSP), na busca por respostas ao desafio multidimensional trazido pela pandemia de COVID-19.
Leonardo Musumeci, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, aponta que “a intersetorialidade como conceito e prática pressupõe o reconhecimento dos processos comuns que atravessam as diferentes políticas e que afetam diretamente a condição e a oferta de serviços à população.”
Acesse as informações sobre o evento e o curso: https://www4.fe.usp.br/eventos/evento?evento=8097
Tendências e impactos da gestão neoliberal de políticas sociais: olhares a partir dos territórios
Data: 05 de junho de 2025
Horário: 19h
Local: auditório Paula Souza da FSP-USP (av. Dr. Arnaldo, 715)
Transmissão: canal da FEUSP no YouTube
Inscrições: https://www4.fe.usp.br/eventos/evento?evento=8097
