A  |  A+ |  A-
Novo episódio do podcast Saúde É Pública aborda o combate ao sedentarismo
Acompanhe todos os episódios em: Podcast Saúde É Pública

O sedentarismo é uma condição de vida determinada por uma série de variáveis diárias. No episódio 80 do podcast Saúde É Pública, Yara Carvalho, professora da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP e livre-docente em Promoção da Saúde pela FSP-USP, e o pós-doutorando da Faculdade, João Valentini Neto, destacam que esse comportamento não é um problema apenas da área da saúde ou mesmo individual, mas envolve múltiplos setores da sociedade.

João fala sobre como o sedentarismo também está relacionado à saúde mental. Yara, por sua vez, destaca as políticas públicas possíveis para colocar a população em contato com as práticas corporais e esportivas, em suas mais variadas versões.

Os entrevistados declaram que as políticas públicas devem facilitar as mudanças de hábitos sedentários, criando espaços de lazer e socialização, em especial junto à população periférica e em locais onde há menos acesso a essas facilidades.

De acordo com o Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM), podem ser consideradas sedentárias pessoas que realizam menos de 150 minutos de atividades físicas por semana, na faixa etária entre 18 e 60 anos de idade.
O Brasil é o país mais sedentário da América Latina, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A falta de exercícios na rotina é apontada como um dos principais fatores de risco para doenças crônicas como câncer, hipertensão, osteoporose, diabetes e muito mais.

Ouça a entrevista em sua plataforma de áudio favorita, ou pelo canal da FSP-USP no Youtube.

Saúde É Pública
Episódio 80: Corpo e mente conectados: caminhos possíveis no combate ao sedentarismo
Com Yara de Carvalho e João Valentini Neto