A  |  A+ |  A-
Webinar na FSP-USP debate os tensionamentos entre determinação e determinantes sociais da saúde em perspectiva histórica
Acompanhe a transmissão em: YouTube

A transmissão estará ativa na data e horário do evento.

No próximo dia 16 de julho, às 17h, a Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP) promove o webinar “Determinação Social da Saúde e Determinantes Sociais da Saúde: expressões e tensionamentos em perspectiva histórica”, com transmissão ao vivo pelo canal da FSP-USP no YouTube. O público também poderá acompanhar o evento diretamente via Zoom, o que permitirá maior proximidade e interação com os(as) participantes. Clique aqui para participar via Zoom.

A atividade propõe uma discussão sobre os conceitos de determinação e determinantes sociais da saúde, com foco na abordagem histórica dessas categorias no campo da Saúde Coletiva. A iniciativa está vinculada à pesquisa multicêntrica “PÓS-COVID-19 e as favelas brasileiras: a abordagem multidimensional e interseccional dos DSS no enfrentamento deste epifenômeno e das crises contemporâneas”, financiada pelo CNPq em parceria com o Ministério da Saúde. O estudo é realizado em 10 favelas brasileiras, distribuídas pelas cinco regiões do país, e é conduzido por equipes da FSP-USP, do Centro de Estudo de Saúde Coletiva do ABC-FMABC, UFAM, UNIFOR, UFPE, UFMG, UFGO, Fiocruz Amazônia, PUC-Rio e UFRGS. (Saiba mais neste link)

Um dos objetivos centrais da pesquisa é compreender, por meio de metodologia da história local, oral e documental, a historicidade do perfil dos Determinantes Sociais de Saúde (DSS) e suas conexões com a complexidade do território das favelas a serem investigadas. O webinar dialoga com este objetivo, a partir de revisão crítica, quadro argumentativo conceitual e história oral,  como propostas ao debate e tensionamento entre os conceitos de  “determinação” e “determinantes” em perspectiva histórica.

A exposição principal será feita por Anna Cristina Rodopiano de Carvalho Ribeiro, historiadora (FFLCH-USP) e sanitarista (FSP-USP), que trabalha com História Social das Epidemias e desenvolve estágio pós-doutoral na FSP-USP com o tema “Tempo Histórico, Determinação Social da Saúde e Epidemias: Intersecções dialéticas entre História e Saúde Coletiva em longa Duração”, seguida dos comentários de Elis Mina Seraya Borde, professora da Faculdade de Medicina da UFMG, especialista em determinantes sociais e determinação social dos processos saúde-doença e morte, e de Ivonete Teresinha Schulter Buss Heidemann, professora da Universidade Federal de Santa Catarina e coordenadora da pesquisa multicêntrica “Metodologia para a formulação de políticas públicas estaduais de promoção da saúde e apoio à implementação”.

O debate ficará por conta da professora de Maria Cristina da Costa Marques, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP, atuante no ensino, pesquisa e cooperação técnica em saúde coletiva e história social da saúde, com o tema “E agora? O que tudo isso aponta para o futuro?”.

A mediação será conduzida pelo professor Marco Akerman, do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP, pesquisador do CEPEDOC Cidades Saudáveis e membro do GT de Promoção da Saúde da Abrasco. Akerman também coordena em São Paulo a pesquisa multicêntrica “PÓS-COVID-19 e as favelas brasileiras”.

O evento é uma realização conjunta do CEPEDOC Cidades Saudáveis, do GT de Promoção da Saúde da ABRASCO e da pesquisa – também financiada pelo CNPq – “Metodologia para a formulação de políticas públicas estaduais de promoção da saúde e apoio à implementação”, parceiros que compartilham o interesse na análise crítica dos conceitos de determinação e determinantes no campo da saúde.

 

Webinar – Determinação Social da Saúde e Determinantes Sociais da Saúde: expressões e tensionamentos em perspectiva histórica
Data: 16 de julho de 2025 (quarta-feira)
Horário: 17h
Participação aberta via Zoom: Clique Aqui
Transmissão:
ao vivo no canal da FSP-USP no YouTube