A  |  A+ |  A-
Reestruturação de programas de pós-graduação da FSP-USP aponta para uma formação mais ampla em saúde pública

O Programa de Pós-graduação em Epidemiologia (PPG-Epi) da FSP-USP está em processo de fusão com o Programa de Pós-graduação em Saúde Pública (PPG-SP). A reestruturação, oficializada pela CAPES em junho de 2024, é resultado de uma ampla discussão liderada pela Comissão de Pós-graduação da Faculdade.

Professora Dirce Zanetta

Desde então, as inscrições de novos alunos estão ocorrendo por meio dos editais abertos pelo Programa de Pós-graduação em Saúde Pública. “Vejo essa renovação como algo muito positivo, não só pela otimização do trabalho docente e dos recursos materiais e humanos, mas também porque o aluno certamente sairá com uma formação mais ampla, sem qualquer prejuízo de sua titulação”, explica a professora Dirce Maria Trevisan Zanetta, que responde pela coordenação do Programa de Epidemiologia até o momento.

Os alunos de doutorado dos dois programas (Epidemiologia só tem doutorado) saem com título de doutor em Ciências, embora as áreas de concentração sejam diferentes. Os mestrandos em Saúde Pública saem como mestres em Ciências.

“É importante ressaltar que as linhas de pesquisa em epidemiologia continuarão a ser trabalhadas. Não houve qualquer prejuízo do ponto de vista de ingresso do aluno, nem dos temas de pesquisa. Apenas a sobreposição de algumas linhas e a duplicação administrativa deixou de existir, com a vantagem de que agora temos 73 docentes efetivamente ligados ao programa. Os que eram orientadores externos passaram a constituir o corpo docente do curso, o que não deixa de ser mais uma vantagem da fusão”, avalia a professora Cláudia.

Professora Cláudia Moreno

A decisão do novo formato ocorreu após uma avaliação qualitativa realizada pelos coordenadores e submetida a pareceristas externos, no âmbito do Programa de Avaliação Qualitativa da USP. O diagnóstico final de qualidade para o período 2018-2022 indicou a conveniência da fusão dos cursos. 

Em fevereiro de 2024, a proposta foi apresentada à Pró-reitoria de Pós Graduação (PRPG) da USP, que aprovou a fusão e encaminhou a mesma para a CAPES, que a aprovou em junho de 2024.

Seleção 

Em breve, será aberto o processo seletivo para o mestrado em Saúde Pública, com inscrições de 1º a dia 30 de setembro. Candidatos ao doutorado (portadores do título mestre) podem se inscrever em fluxo contínuo em editais abertos de forma permanente ao longo do ano. Acesse a página do programa.

 

Consulte os editais:

Seleção em Fluxo Contínuo – Doutorado 2025

Edital de Fluxo Contínuo

 

Seleção anual Mestrado – ingresso em 2026

Edital – Processo Regular