A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP teve a honra de sediar a reunião do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO), que ocorreu nos últimos dias 23 e 24 de maio, discutindo propostas para os programas de pós-graduação em saúde coletiva com coordenadores de mais de oitenta universidades públicas e privadas de todo o Brasil.
Da esquerda para a direita: Adauto Emmerich, Cleide Lavieri Martins, Oswaldo Y. Tanaka e Gastão Wagner | Foto: Adilson Godoy.
O evento foi aberto pelo Diretor da FSP/USP, Prof. Oswaldo Yoshimi Tanaka; pelo Presidente da ABRASCO, Gastão Wagner; pelo coordenador do Fórum, Adauto Emmerich e pela Prof. Cleide Lavieri Martins, docente do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP/USP. A abertura ocorreu no Auditório Paula Souza lotado e foi bastante prestigiada por docentes, pesquisadores e alunos de pós-graduação.
A partir daí, nos dois dias de evento, as atividades foram divididas em diversas mesas de discussões e grupos de trabalhos (GTs) distribuídos pela maioria das salas de aula da Faculdade, debatendo os principais temas sobre o ensino da saúde coletiva em nível de pós-graduação no país.
O evento ocorreu no Auditório Paula Souza, da FSP/USP | Foto: Adilson Godoy.
Na Mesa 1, que ocorreu na quarta-feira (23) pela manhã e foi coordenada por Adauto Emmerich, os palestrantes Moysés Goldbaum (FM/USP) e Oswaldo Tanaka (FSP/USP) analisaram a conjuntura e os impactos sobre a saúde coletiva, os cenários e perspectivas para a área. As exposições foram debatidas por Gastão Wagner.
Já na Mesa 2, que ocorreu na mesma quarta-feira (23) na parte da tarde, e foi coordenada por Mônica Angelim (Fórum), os palestrantes Bernardo Horta, Representante da Área Saúde Coletiva /Capes, Guilherme Werneck e Rita Barradas Barata, debateram a CAPES e as mudanças do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia & Inovação: fomento e financiamento da Pós-Graduação no Brasil.
Na quarta-feira (23) pela parte da tarde, ocorreram também os grupos de trabalhos que foram divididos em: GT Avaliação , que debateu a avaliação por produção qualificada: como compor e organizar essas produções para fins de avaliação de PPG, coordenado por Sérgio Peixoto e pelo GT Mestrado e Doutorado Profissional que debateu as atuais situações dos mestrados e doutorados profissionais em saúde coletiva espalhados pelo país e propostas de aperfeiçoamento. Este GT for coordenado por Silvana Granado.
O evento foi encerrado na quarta-feira (23) com uma apresentação do Coral da USP aberta a toda a comunidade.
Iniciando o segundo dia de trabalho, na quinta-feira (24) pela manhã, ocorreu a Mesa 3, coordenada por Sérgio Peixoto (Fórum), onde os palestrantes Ricardo Kuchenbecker (UFRS) e Tatiana Wargas (Fiocruz – RJ) debateram o Ensino na Pós-Graduação em Saúde Coletiva: o lugar das tecnologias ativas na formação pós-graduada.
Logo após a realização da última Mesa, foi realizada a Plenária Final, que juntou todos os participantes em plenária única para a apresentação da síntese dos grupos, moções, Carta de São Paulo e pauta para próxima reunião do fórum.
As contribuições foram bastante enriquecedoras e qualificaram os debates durante os dois dias de evento.
Prof. Oswaldo Yoshimi Tanaka, Diretor da FSP/USP | Foto: Adilson Godoy.
Para o Prof. Oswaldo Yoshimi Tanaka, Diretor da FSP/USP, “o momento é muito importante primeiro porque pudemos recepcionar vários profissionais, docentes, pesquisadores de várias regiões do país, de várias cidades, envolvendo Universidades Públicas e Privadas, para que se possa rever e reinventar a saúde pública para o país nos próximos anos, porque o momento difícil pelo qual o país vive, vai exigir não só adaptações, mas revisões profundas em nossos programas de pós-graduação, incorporando novas técnicas e metodologias pedagógicas, discutindo novas formas de captação e incentivo de novos alunos de pós-graduação, o papel dos egressos dos cursos, a reinserção destes no mercado de trabalho com a intencionalidade de transformar a saúde pública brasileira num real direito do cidadão”.
O Fórum foi organizado localmente pelos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública da USP – Saúde Pública; Nutrição em Saúde Pública; Saúde Global e Sustentabilidade; Epidemiologia; e Entomologia em Saúde Pública, tendo como coordenadores: Cleide Lavieri Martins, Dirce Marchioni, e Aylene Bousquat; Pós-graduandas: Fabiana Martins Soares de Souza, Vanessa Gusmon da Silva, Lays Janaína Prazeres Marques, Patrícia Marques Moralejo Bermudi, Raquel Gardini Sanches Palasio, Gisele Aparecida Fernandes e como Secretária: Maria Aparecida Mendes. Em nível nacional, foi organizado pela ABRASCO, tendo como coordenadores Adauto Emmerich; Mônica Angelim Gomes de Lima e Sergio Viana Peixoto.
Texto: ASCOM/FSP/USP.
Assista ao vídeo completo do depoimento do Diretor da FSP/USP sobre o Fórum!