
Homenagem da WTS para a professora Cláudia Moreno. Imagem: Arquivo Pessoal.
A professora Cláudia Moreno, do Departamento de Saúde e Sociedade da FSP-USP foi homenageada com o título de “Fellow” da Working Time Society, durante a 25ª edição do Congresso de Shiftwork and Working Time.
“Foi muito emocionante receber esse reconhecimento. O título de Fellow é uma distinção concedida pela WTS a profissionais que se destacam por contribuições excepcionais e de longo prazo na área de organização do trabalho e saúde, incluindo serviço internacional e uma atuação científica ou profissional reconhecida”, conta a professora.
O evento é bianual e este ano ocorreu de 10 a 14 de novembro no Guarujá, litoral paulista. O tema central foi “Ciência básica e translacional para a prevenção e o controle de doenças crônicas em trabalhadores em turnos: desafios e barreiras que dificultam o progresso”.
Trajetória
Bióloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, a professora Cláudia Moreno possui mestrado, doutorado e pós-doutorado pela FSP-USP, com estágios realizados no Institute for Circadian Physiology em Cambridge (Estados Unidos); Instituto do Sono/Unifesp e no Stress Research Institute (Suécia).
Com passagens por cargos administrativos dentro da FSP-USP, foi professora visitante do Stress Research Institute da Universidade de Estocolmo (Suécia) e atualmente é professora Titular do Departamento de Saúde e Sociedade e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da FSP-USP .
É editora-chefe da revista Sleep Science; membro da Academia Brasileira do Sono, na qual coordena o Núcleo de Cronobiologia. Sua linhas de pesquisa são voltadas à cronobiologia e saúde pública, organização temporal da sociedade e aspectos do sono, ritmos biológicos, problemas cardiovasculares, metabolismo e nutrição de diferentes grupos populacionais.