A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou no dia 13 de novembro a segunda reunião da Frente Parlamentar pela Saúde Bucal, que comemorou os 40 anos da fluoretação das águas na Grande São Paulo.
O evento foi realizado em parceria com o Centro Colaborador em Vigilância da Saúde Bucal (Cecol) da Faculdade de Saúde Pública da USP, coordenado pelo professor Paulo Frazão, do Departamento de Política, Gestão e Saúde.
A celebração mostrou a importância de ampliar políticas públicas de prevenção e acesso a cuidados odontológicos de forma articulada com universidades e municípios. Também foi proposta a atualização de tecnologias e estratégias de vigilância.
A fluoretação das águas de abastecimento público é a medida de saúde pública mais abrangente e efetiva no combate à cárie.
O Brasil é reconhecido mundialmente por ter incorporado o flúor como estratégia essencial de saúde pública. A política foi implementada no estado em 1985, por meio da Companhia de Saneamento (Sabesp) e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, com o apoio da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD).

Professor Paulo Frazão (à esq.), em evento na Câmara realizado em parceria com o Cecol, sediado na FSP-USP.