A  |  A+ |  A-
Academia ao ar livre na FSP-USP promove integração e saúde no campus

Em novembro, foi inaugurada a academia ao ar livre da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP). A instalação está localizada na área lateral do jardim, no sentido do estacionamento do Centro de Saúde. O uso é livre e gratuito e os equipamentos podem ser utilizados por pessoas de todas as idades, exceto crianças de até 12 anos de idade.

“A expectativa é que estudantes, docentes e trabalhadores encontrem ali um espaço de bem-estar e integração saudável”, afirma o diretor da Faculdade, José Leopoldo Ferreira Antunes. Idealizado em 2015, com uma ideia inicial da professora Marlene Trigo, o projeto foi retomado neste ano e colocado em prática pela Diretoria, como parte do processo de revitalização conduzido pela atual gestão. Um dos objetivos da implantação da academia é também apoiar as ações de promoção da saúde e reabilitação já realizadas pelo Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza (CSEGPS) e pela Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI), fortalecendo as celebrações pelo centenário do CSEGPS.

“Esperamos que o local se torne ponto de encontro da comunidade, favorecendo a integração acadêmica e intergeracional. Para os idosos atendidos pelo Centro de Saúde e para usuários do SUS, esperamos que a academia se consolide como parte da rotina de autocuidado, estimulando envelhecimento ativo, autonomia e socialização. No âmbito acadêmico, a expectativa é que o espaço fortaleça a interação entre usuários do CSEGPS e da URSI e estudantes de Saúde Pública e Nutrição, enriquecendo atividades de ensino, pesquisa e extensão”, explica Leopoldo.

Douglas Roque de Andrade, professor do curso de educação física e saúde da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH-USP), esclarece que esses locais oferecem pouco risco. Segundo estudo de 2016, o índice de lesão é de 3%, muito abaixo dos índices encontrados em outras práticas supervisionadas, afirma.

O jardim central da Faculdade é utilizado há décadas para atividades físicas — da pista de caminhada criada na gestão João Yunes às sessões de fisioterapia em grupo mais recentes, lembra o professor. Agora, o espaço ganha equipamentos voltados ao fortalecimento muscular, equilíbrio e percepção corporal, essenciais para prevenir quedas e preservar a autonomia dos idosos. Além disso, os aparelhos ampliam as oportunidades de convivência e ajudam a combater o isolamento social, contribuindo para a saúde mental.

“É importante destacar que além de um espaço de prática também é um espaço de convivência, potente para a educação em saúde. Pode facilitar a retomada de um modo de vida ativo ou como prática complementar”, observa Andrade.

Para concretizar a iniciativa, a Direção contou com o apoio de diversos setores, como a Divisão Administrativa da Faculdade, a Seção de Compras e uma parceria com a Superintendência do Espaço Físico da USP (SEF).  A iniciativa está alinhada a programas da Universidade, como o Programa Pertencer, voltados à qualificação das áreas externas dos campi.

 

Academia ao ar livre da FSP-USP, inaugurada em novembro. Fotos: Ascom FSP-USP.