A Biblioteca da FSP-USP e o Programa ECOS de saúde mental voltado à comunidade USP realizaram no dia 04 de dezembro de 2025 uma oficina presencial voltada às equipes que atuam no serviço de referência das bibliotecas do Quadrilátero Saúde/Direito, com foco na temática do fortalecimento da cultura do cuidado.
A atividade, conduzida por Marcelo Ryngelblum, psicólogo do Programa ECOS, teve como objetivo central aprimorar a interação e a abordagem das equipes junto à comunidade no que se refere à saúde mental e ao cuidado. Os participantes puderam refletir sobre a qualidade das relações interpessoais na USP e conhecer caminhos institucionais para acionar em situações sensíveis.
A ação integrou a campanha “Eu construo uma universidade acolhedora”, reforçando o compromisso da Biblioteca da FSP-USP e do Programa ECOS com o bem-estar comunitário.
Além de funcionários da Biblioteca da FSP, participaram funcionários da Biblioteca da Faculdade de Medicina da USP.
Entre os principais pontos abordados, destacam-se:
- Orientações práticas sobre escuta qualificada e acolhimento;
- A corresponsabilidade de todos na construção de um ambiente universitário saudável.
Bibliotecas e pertencimento
A ação ganha relevância diante dos dados do Questionário de Inclusão e Pertencimento (2024-2025) elaborado pela PRIP-USP, indicando que a comunidade acadêmica sente conforto e bem-estar nas bibliotecas USP.
A oficina serviu como um espaço de cuidado para os próprios funcionários, permitindo a elaboração de desafios vivenciados no cotidiano de trabalho. Além disso, reafirmou o papel das bibliotecas como lugares de pertencimento na Universidade, compreendendo os funcionários como agentes afirmativos de sua transformação.
Para conhecer mais resultados do Questionário de Inclusão e Pertencimento (2024-2025) acesse: https://prip.usp.br/areas/vida-profissional/questionario-prip-2024-2025/