Docente da FSP/USP é reconhecido como um dos 8 profissionais mais influentes do setor Filantrópico

Imagem: Reprodução/Alliance.

Docente do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Marcos Kisil foi reconhecido pela revista Alliance¹ como um dos oito profissionais mais influentes do setor Filantrópico em escala global. No volume 23 da publicação, de junho de 2018, o editor associado Andrew Milner traçou alguns dos principais perfis que foram/são fundamentais para o desenvolvimento de infraestrutura filantrópica e que fizeram grandes contribuições internacionais e em seus respectivos países.

Marcos Kisil é o único latino-americano, ao lado de representantes de Singapura, Índia, Estados Unidos, Reino Unido e Rússia.

Veja o perfil traçado pelo editor da Alliance:

Imagem: Reprodução/Alliance.

Médico de formação, Marcos Kisil trabalhou como consultor da Organização Pan-Americana da Saúde antes de se tornar diretor dos Programas Latino-Americano e Caribenho na Fudação W. K. Kellogg, em Michigan, nos Estados Unidos. Em 1999, ele deixou a Kellogg para fundar o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), umas das principais organizações de apoio à filantropia no Brasil, a qual, em parceria com o Fórum Global de Filantropia, mantém o Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais. A ideia por trás do IDIS é prover apoio técnico a companhias, comunidades, famílias e indivíduos que querem exercer investimento social privado (o nome mais adotado para filantropia na América Latina) de modo estratégico e inovador. O IDIS também procura sistematizar modelos de intervenção social que contribuam para a redução das desigualdades sociais no Brasil. Kisil também esteve envolvido em outras organizações de infraestrutura, como membro do conselho do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), do Worldwide Initiative in Grantmaking Support –WINGS, da Resource Alliance, e membro do conselho editorial da Alliance e de outras publicações.

“Originally a doctor of medicine, Marcos Kisil worked as a consultant to the Pan American Health Organization before becoming director for Latin American and Caribbean Programmes at the W.K. Kellogg Foundation in Michigan. In 1999, he left Kellogg to found the Institute for the Development of Social Investment (IDIS), one of Brazil’s key philanthropy support organizations which, in partnership with the Global Philanthropy Forum, holds the annual Brazilian Philanthropy Forum. The idea behind IDIS was to provide technical support to companies, communities, families and individuals who wanted to practise private social investment (the preferred name for philanthropy in Latin America) in a strategic and innovative way. IDIS also seeks to systematize models of social intervention that contribute to reducing social inequalities in Brazil. Kisil has also been involved in other infrastructure organizations, as a board member of the Brazilian Group of Institutes, Foundations and Enterprises (GIFE) and a member of the editorial board of Alliance and other publications.”

Imagem: Reprodução/Alliance.

Marcos Kisil é consultor estratégico e fundador do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS. Anteriormente, atuou como Diretor Regional para a América Latina e Caribe na Fundação W.K. Kellogg, sendo o responsável pelo desenvolvimento programático e estratégico da fundação. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dedicou-se ao campo da administração de saúde, tendo-se doutorado em Administração pela George Washington University, Washington-DC, EUA, como bolsista da Fundação W.K.Kellogg. Foi também consultor da Organização Pan-Americana de Saúde. Atualmente exerce atividades acadêmicas como Professor Titular da Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, e é membro dos Conselhos da Resource Alliance e da SAVE Brasil – afiliada da Bird Life International. Marcos Kisil é sênior fellow do Synergos e membro do conselho editorial da revista Alliance Magazine. Autor dos livros “Comunidade: Foco de Filantropia” e “Investimento Social Privado e Tendências do Investimento Social na América Latina”. (Bio extraída do site oficial do IDIS).

1. A revista Alliance é a principal publicação sobre filantropia e investimento social em todo o mundo.