O Encontro Nacional dos Estudantes de Nutrição (ENENUT) é um evento anual que tem como objetivos o debate, a sensibilização e a articulação coletiva dos estudantes de nutrição de todos os estados do Brasil, possuindo um caráter político, científico e cultural e focando nas discussões envolvendo o papel da universidade e a formação e atuação profissional do nutricionista. A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP foi escolhida como sede para a XXXV edição do encontro.
O tema desse ano ano foi “Na luta por um Brasil sem fomeS”, fazendo alusão ao lema da Executiva Nacional de Estudantes de Nutrição (ENEN). Cada dia da programação foi abordada uma “fome” diferente.

A rotulagem nutricional de alimentos foi um dos temas abordados ao longo do encontro. Foto: Adilson Godoy.
O primeiro dia teve como tema a “fome política” e contou com atividades relacionadas à nova proposta de rotulagem de alimentos e o Guia Alimentar da População Brasileira.
Veja mais sobre a Tomada Pública de Subsídios para Rotulagem Nutricional de Alimentos aqui.
Já no segundo dia de evento, com a temática “fome de cultura”, o encontro contou com a presença de Ana Rita Suassuana, autora do livro Gastronomia Sertaneja – Receitas que Contam Histórias, no qual registra condições socioambientais e hábitos alimentares no semiárido brasileiro até metade do século passado. Também tiveram destaque o grupo Quilombaque e a Mesa 6, sobre indígenas e alimentação.
A “fome de sustentabilidade” foi o tema da quarta-feira. Pela manhã houve debate sobre sistemas alimentares e comer consciente e, no período da tarde, os estudantes participaram do cine-debate. O movimento “Comer Pra Quê” marcou presença no Auditório João Yunes, apresentando as atividades e oficinas que realizam e os projetos de extensão. O tempo final ficou reservado para perguntas e comentários, momento em que foram levantadas questões como a associação entre cozinha e gênero, questões sociais que chegam aos profissionais da nutrição e os desafios de falar sobre nutrição de forma responsável. A última atividade do dia foi o Juri, simulação de julgamento em que os estudantes debateram sobre o tema “Agrotóxicos”. Na atividade, um caso fictício foi relatado e os estudantes, separados em grupos, assumiram funções de um julgamento para acusação e defesa. A atividade aconteceu simultaneamente com dois grupos, divididos entre o Auditório João Yunes e o Auditório Paula Souza.
Na quinta, o tema foi “fome de aceitação social”, com mesas de debates sobre capacitismo, ageísmo e gênero e sexualidade. Além das discussões, o quarto dia do encontro também ofereceu aos estudantes dinâmicas de massagem e tai chi chuan.
No útlimo dia de atividades do ENENUT, a “fome de formação adequada” foi a discussão central, com mesas de debate sobre gordofobia e saúde dos estudantes. Além dos debates, os estudantes expuseram seus trabalhos na mostra científica e, à tarde, debateram sobre a grade horária dos cursos de nutrição.

Os debates aconteceram no Auditório João Yunes (foto) e no Auditório Paula Souza. Foto: Poliana Scarcella D’Oliveira Herszkowicz.
As atividades são planejadas e executadas pelos estudantes que compõem a comissão organizadora do Encontro, que se atualiza a cada ano. Para Allan Victor da Silveira Gouveia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a programação desse ano está superior à das edições anteriores, com temas atuais que normalmente não eram abordados nos encontros. O estudante participa do ENENUT desde 2015.
A FSP já sediou o Encontro em anos anteriores. Para Sarry Leonardo de Araújo Mororó, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a FSP tem se mostrado um local ideal para o evento: “toda a estrutura interna, que a gente tá conhecendo da Universidade é maravilhosa; e está sendo adequada ao evento, com o auditório, que é excelente”.
Assim como Sarry, Laura Sampaio de Moura Azevedo, da FSP/USP, está participando pela primeira vez do encontro. Para ela, a convivência com outros estudantes de nutrição é um aspecto positivo. “Você vai conhecendo outras pessoas de outros estados e até pessoas da própria USP”, diz a estudante fazendo referência aos alunos do curso de Nutrição e Metabolismo da FMRP/USP, em Ribeirão Preto.

Além dos auditórios, outro espaço amplamente utilizado foi o jardim da FSP, onde ocorreram rodas de conversa, oficinas e dinâmicas. Foto: Poliana Scarcella D’Oliveira Herszkowicz.
Rafaella Carrilho – Assessoria de Comunicação da FSP/USP.