Abertas inscrições para bolsas no Laboratório de Apoio a Pesquisas Epidemiológicas em Avaliação do Consumo Alimentar, LACA

Imagem: Jéssica Levy.

Recentemente, foi estabelecido na FSP o Laboratório de Apoio a Pesquisas Epidemiológicas em Avaliação do Consumo Alimentar, LACA. Trata-se de um centro para apoio de atividades na área de avaliação do consumo alimentar. Pretende-se ainda que o laboratório seja um centro difusor e apoiador para o desenvolvimento de técnicas de análise estatística de dados dietéticos que apoiem docentes e alunos no avanço do entendimento das complexas relações dieta e desfechos de saúde. Em suma, o laboratório apoiará e desenvolverá atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O LACA disponibiliza bolsas para alunos da graduação que tenham se inscrito no PAPEF-2018. No Programa de Bolsas Unificados os seguintes projetos foram homologados:

Desenvolvimento, aplicação e teste de materiais e metodologias para formação em avaliação do consumo alimentar. Neste projeto, que será desenvolvido no LACA, os bolsistas irão participar do desenvolvimento de matérias e metodologias para formação na aplicação de métodos de coleta de dados dietéticos, e testarão os métodos desenvolvidos, visando colaborar para a disponibilização de materiais que estimulem a incorporação de metodologias ativas nos processos ensino aprendizagem, incluindo processos em sala de aula.

Processo de coleta e formação de banco de dados para investigação de desigualdades no acesso à alimentação saudável em estudo de base populacional.  Este projeto tem como objetivo a formação do estudante para compreender, valorizar e desenvolver a competência na condução de processos iniciais de trabalho de campo de uma pesquisa. Os bolsistas estarão envolvidos no desenvolvimento, adaptação e teste dos questionários da pesquisa, nos processos de validação de instrumentos (projeto financiado pela FAPESP) e no desenvolvimento dos POP.

Os interessados devem se inscrever no Programa “Bolsas Unificadas” de 01 a 15/08/2018, via Jupter, na área de cada aluno.

Fonte: Jéssica Levy- HNT/FSP/USP.