A  |  A+ |  A-
Em livro, professor da FSP/USP analisa produção da exploração sexual como dispositivo de poder – Lançamento hoje na FSP USP

No dia 13 de agosto, segunda-feira, ocorre o lançamento do livro Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Interpretações Plurais e Modos de Enfrentamento. A obra, publicada nesse ano, pela HUCITEC Editora, traz análises, a partir das ciências sociais, sobre questões e políticas da exploração sexual de crianças e adolescentes, como a análise antropológica da “produção da exploração sexual como dispositivo de poder”, no primeiro capítulo, de José Miguel Nieto Olivar.

Olivar é comunicador social e docente do Departamento de Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e trabalhou, desde 2000, em projetos de intervenção social na área dos direitos sexuais, da saúde sexual e da equidade de gênero, com ênfase no trabalho com adolescentes e jovens. Seu capítulo é resultado de seus últimos anos de pesquisa.

A segunda parte do livro é dedicada a reflexões de ações e políticas de enfrentamento. A exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas do Brasil, em regiões de fronteira, na região amazônica e em cidades turísticas é abordada nos capítulos, bem como o tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual.

Além do capítulo de Olivar, a obra apresenta textos de sociólogos, como Suely Ferreira Deslandes – pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz -, assistentes sociais, profissionais da saúde e comunicadores.

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP sediará o lançamento do livro no dia 13/08, às 17h, no Auditório Paula Souza. Exemplares poderão ser adquiridos no evento.

 

Imagem: Reprodução

Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Interpretações Plurais e Modos de Enfrentamento
HUCITEC Editora
2018

 

Rafaella Carrilho – Assessoria de Comunicação da FSP/USP