Estão abertas as inscrições para dois projetos de Bolsas PUB 2023/2024 voltados para estudantes de graduação. As candidaturas devem ser feitas por meio do sistema Júpiterweb. Confira o resumo dos projetos:
Projeto Edital PUB 2023-2024
Título: Perspectivas para alcançar a Segurança Alimentar Nutricional tendo 2122 como visão de futuro – Número: 2957 – 1 vaga
Trata-se de pesquisa desenvolvida no âmbito do grupo de pesquisa Nutrição e Pobreza vinculado ao Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA/USP). A pesquisa já está em andamento e parte da coleta de dados já foi iniciada.
A equipe que compõe o grupo Nutrição e Pobreza do IEA/USP tem expertise na análise de políticas e programas na área de alimentação e nutrição e segurança alimentar e nutricional. O bolsista terá a oportunidade de acompanhar e compartilhar atividades com um grupo de pesquisa consolidado e em um ambiente que articula as atividades de pesquisa e ensino com os serviços de saúde, enriquecendo muito a sua formação profissional.
A pesquisa visa a identificação e análise da situação de políticas e programas de segurança alimentar e nutricional (SAN) nos níveis municipal e estadual no país. O objetivo é descrever o atual cenário nacional e identificar ações a serem realizadas para o alcance da SAN no país tendo como visão de futuro o ano de 2122. É uma pesquisa social, de abordagem quanti-qualitativa, caracterizada por análise documental, survey e grupos focais.
Os gestores do setor saúde, municipais e estaduais, serão os participantes da pesquisa, assim como os membros dos Conselhos de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), representantes da sociedade civil. A abordagem e as ações de SAN devem ser transversais, interdisciplinares e intersetoriais pois abrangem vários setores, em órgãos governamentais e não-governamentais, em um espiral de movimentos de atores diversos voltados à promoção de melhores condições de vida e saúde.
Uma importante política de inclusão social é o Sistema Único de Saúde (SUS) e esta pesquisa é dirigida aos secretários municipais e estaduais de saúde, considerando-os como possíveis promotores da institucionalização da cultura de SAN. Outros atores sociais, vinculados a organizações sociais diversas não-governamentais também são lideranças protagonistas na implementação de políticas públicas com influência na alimentação e nutrição, na medida em que participam como representantes em espaços institucionalizados, como o Conselho Nacional e os Conselhos Estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional.
Para a análise serão utilizados métodos de estatística descritiva e estudos de regressão linear. Para a análise dos dados qualitativos será utilizada a análise temática. Espera-se que os resultados contribuam para a identificação do grau de conhecimento dos gestores de saúde municipais e estaduais quanto às políticas de segurança alimentar implementadas nos últimos dez anos e estimulem que a SAN seja inserida na agenda política estadual, no período de 2023 a 2026, como prioritária.
O trabalho parte do pressuposto da intersetorialidade como “meio” e possível ferramenta estratégica disparadora de tomadas de decisão quanto às políticas sociais.
Projeto Edital PUB 2023-2024
Título: Promoção da Segurança e Soberania Alimentar por meio de abordagem participativa – Número: 2865 – 1 vaga
Trata-se de pesquisa a ser desenvolvida no âmbito do Projeto Combate à Fome: estratégias e políticas públicas para a realização do direito humano à alimentação adequada: abordagem transdisciplinar de sistemas alimentares com apoio da inteligência artificial, aprovado na chamada n° 58/2022 – Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCT que se constituiu a partir do GT USP Políticas Públicas de Combate à Insegurança Alimentar e à Fome.
O grupo que compõe a equipe do INCT tem expertises diversas, com sólida formação em pesquisa, o que contribui para a interdisciplinaridade exigida pela temática. Para o desenvolvimento da proposta aqui apresentada contamos com a parceria das ONG’s Instituto Anchieta do Grajaú (IAG) e Centro de Recuperação Nutricional (CREN) que atuam na região do Grajaú.
A pesquisa tem perspectiva de ciência cidadã e será desenvolvida em uma comunidade urbana de baixa renda, buscando-se compreender os processos de autoorganização e retroalimentação de práticas alimentares e estratégias de combate à insegurança alimentar e à fome. Será realizado um diagnóstico participativo sobre o contexto local, as práticas e recursos para a garantia da alimentação, com vistas a fornecer elementos para identificação de necessidades e construção de estratégias para a promoção da segurança e soberania alimentar.