A  |  A+ |  A-
Acontece em agosto a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) com o tema “Democracia e Saúde”

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) será o maior evento de participação social no Brasil. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a conferência vai reunir milhares de pessoas de todo o país, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. O tema principal é “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos são: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A Conferência tem como objetivos avaliar a situação de saúde, elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual – PPA e dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde, no contexto dos 30 anos do SUS; além de discutir, reafirmar e impulsionar os princípios e diretrizes do SUS, garantindo a saúde como direito humano. É através desse processo que a população pode contribuir ativamente no desenvolvimento de políticas públicas de saúde. O relatório final da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) deve gerar conteúdo para a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 e do Plano Nacional de Saúde.

 

A 16ª CNS conta com 3 (três) etapas para debate, elaboração, votação e acompanhamento de propostas. A etapa vigente é a Nacional que ocorrerá dos dias 04 a 07 de agosto, em Brasília – DF.

Os participantes foram eleitos nas etapas municipais, estaduais, territoriais e livres, obedecendo a uma série de regras regimentais que garantam a diversidade da população brasileira. Além da sociedade em geral, as etapas da conferência devem contar com participação de conselheiros de saúde municipais, estaduais e nacionais, representantes de movimentos sociais e entidades do Brasil, seja em territórios urbanos ou rurais.

Para mais informações consulte o site e a programação.

Fonte: Radis.