ICB-USP: inscrições abertas para transferência interna em Ciências Fundamentais para a Saúde

Curso é voltado para aqueles que querem seguir carreira científica na área
da saúde humana ou animal. Inscrições vão até 13 de novembro.

Diferentemente de outros bacharelados, o curso em Ciências Fundamentais para a Saúde do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) não tem a possibilidade de ingresso pelo vestibular; somente pelo processo de transferência interna. Este ano as inscrições estarão abertas até 13 de novembro. Alunos de qualquer curso de graduação da USP podem se candidatar, bastando apenas preencher o formulário de inscrição até da data limite.

A prova de seleção será realizada on-line nos dias 17 e 18 de novembro, às 9 horas. A avaliação é composta de 8 a 10 questões elaboradas para testar conhecimentos em química, física, biologia, matemática e inglês, todas de nível médio do ensino. Após a prova, nesses mesmos dias, às 14 horas, haverá arguição pública do currículo. Nela o aluno será entrevistado pela Comissão de Seleção em conjunto com até outros 20 candidatos.

A nota final será atribuída numa escala de 0 a 10, sendo considerado aprovado o candidato com nota final igual ou superior a 5,0. Apenas os dez primeiros colocados serão qualificados. Os resultados serão publicados no site do ICB-USP no dia 27 de novembro. Do dia 30 de novembro a 4 de dezembro, os candidatos aprovados receberão e-mail para a confirmação de matrícula. Mais informações sobre o processo seletivo no Edital de 2020 e na publicação a respeito no Diário Oficial.

Sobre o Curso – O Bacharelado em Ciências Fundamentais para a Saúde pelo ICB-USP é um curso voltado para quem quer seguir carreira científica na área da saúde humana ou animal. Com duração de oito semestres, a grade curricular inclui não só disciplinas próprias da Biomedicina, mas também de Bioquímica, Matemática, Computação, Estatística, Física e Genética. Também possibilita que o aluno curse algumas matérias de pós-graduação, frequente seminários e reuniões científicas e faça estágios de Iniciação Científica nos laboratórios do ICB. Para saber mais confira a página do ICB sobre o curso.

Fonte: Angela Trabbold / Acadêmica Agência de Comunicação.