Nos dias 1º e 2 de outubro, evento on-line promove troca de experiências sobre as melhores práticas implementadas nas universidades

Onde se localiza o terreno, edifícios e a infraestrutura de uma universidade é chamado de campus. São espaços que funcionam como cidades e gerenciam o dia a dia de estudantes, professores, funcionários e toda comunidade que os frequenta. Como as universidades brasileiras têm gerenciado o planejamento urbano dos seus campi será tema de um workshop on-line nos dias 1º e 2 de outubro. O quarto National Workshop on UI GreenMetric for Brazilian Universities, recebe inscrições até dia 30 de setembro neste site.

Ele é organizado pela Unicamp e a UI GreenMetric, uma iniciativa da Universidade da Indonésia que faz um ranqueamento a partir de indicadores de sustentabilidade para avaliar universidades no mundo. O GreenMetric é o primeiro e, atualmente, único ranking no mundo a mensurar a questão ambiental.

As universidades são avaliadas pelas melhores práticas e programas sustentáveis em seus campi, considerando seis indicadores: áreas verdes, consumo de energia, gestão de resíduos, tratamento de água, mobilidade e educação ambiental. A proposta é trazer um resultado online das condições e políticas de campus sustentáveis das universidades participantes, de forma a integrá-las e promover mais possibilidades de ações sustentáveis.

Fonte: Jornal da USP